O primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, no cargo desde maio, reverteu, nesta terça-feira, 18, o reconhecimento — feito no governo anterior — de Jerusalém Ocidental como capital de Israel.
A ministra das Relações Exteriores, Penny Wong, em uma entrevista coletiva, disse que a questão deve ser resolvida como parte das negociações de paz entre Israel e Palestina.
“A Austrália está comprometida com uma solução de dois Estados na qual Israel e um futuro Estado palestino coexistam, em paz e segurança, dentro de fronteiras internacionalmente reconhecidas”, disse a ministra do governo de centro-esquerda de Albanese.
Em 2018, o governo de coalizão conservador australiano, liderado por Scott Morrison, reconheceu formalmente Jerusalém Ocidental como a capital de Israel, revertendo décadas de política no Oriente Médio.
Morrison adotou a mesma posição do ex-presidente norte-americano Donald Trump, que no fim de 2017 anunciou a transferência da Embaixada dos Estados Unidos em Israel de Tel-Aviv para Jerusalém.
“Sei que isso [a decisão do governo anterior] causou conflito e angústia em parte da comunidade australiana e hoje o governo tenta resolver isso”, disse Penny, nesta terça-feira. A ministra frisou que, apesar do reconhecimento do governo anterior, “a Embaixada da Austrália sempre esteve e continua em Tel-Aviv”.
A maioria dos países do mundo evita colocar embaixadas em Jerusalém, que é reivindicada por israelenses e palestinos, para não condicionar o resultado de um eventual processo de paz entre as duas partes.
Em setembro, a primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, disse que considerava transferir a embaixada britânica em Israel de Tel-Aviv para Jerusalém,
No caso da Austrália, a ministra de Relações Exteriores disse que a decisão não pretende ser hostil a Israel. “A Austrália sempre será um forte aliado de Israel. Fomos um dos primeiros países a reconhecer aquele país formalmente”, declarou.
Se o ladrão de nove dedos for eleito é capaz de transferir a embaixada de Israel para faixa de gaza!
SUPRA SUMO DA MESQUINHARIA HUMANA!
Esse conflito, embora muitos queiram impor um AR de COMPLEXIDADE….
É NA VERDADE… dois povos arrogantes e….vou dizer SIM… insignificantes na política/economia mundial, para trazer tanta confusão e espalha-la pelo mundo.
PRONTO FALEI O QUE ESTÁ NA GARGANTA DE MUITA GENTE, MAS FICAM COM MEDINHO DE FALAR.
SÃO CHATOS E TEIMOSOS.
A humanidade continua andando em círculos, não chegarão a lugar nenhum…
Sou de direita, mas a única pauta de esquerda que sou simpatizante é a questão Palestina! Acho uma imensa sacanagem o que fizeram com os palestinos ! Acho pior que o holocausto,pois a carnificina ,o flagelo humano e a humilhação do povo palestino,
já duram 74 anos, com a maioria dos países, fechando os olhos para isto!!
Moisés Tadeu Cantelmo ibrahim.. sei não… direita que comprou a narrativa mentirosa da esquerda e com esse nome árabe?
Lula tem acenado com várias propostas de cunho esquerdista radical em 2022, tais como revisão de privatizações, descontrole de gastos públicos, aumento de impostos volta da CPMF, libertação de bandidos, apoio financeiro a Cuba e Venezuela, perseguição a membros da Operação Lava Jato e partidos de oposição (direita), banimento de jornais e emissoras de oposição e maior abertura da economia brasileira ao capital chinês, inclusive à colaboração militar.
Em termos geopolíticos, Lula presidente afasta o Brasil dos EUA e nos aproxima da China e da Rússia, que têm interesse em colocar mais bases militares na América do Sul, Atlântico Sul e Pacífico.
Lula não pode ser eleito e, caso seja eleito, deve-se providenciar alguma maneira de impedi-lo de assumir.
Um tiro nos dois pés! O mundo desconhece a história sobre Israel! Por desconhecer pagarão grande mico e grandes perdas como nações! Israel é uma super “pedra” nos sapatos de quase todas as nações ao redor do mundo! Mas… ainda há tempo de “reverter” suas decisões políticas!