O mundo acompanhou, nesta terça-feira, 2, as tensões envolvendo China e Estados Unidos, com a visita da presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, à ilha de Taiwan. O encontro com autoridades taiwanesas gerou críticas e ameaças por parte do governo chinês.
O avião da Força Aérea norte-americana transportando Pelosi decolou da Malásia e voou para o leste, em direção a Bornéu, em uma rota que contornava o Mar da China Meridional, para se aproximar da ilha. Ao entrar no espaço aéreo de Taiwan, o avião militar foi escoltado por 15 caças da Força Aérea de Taiwan.
A aeronave dos EUA foi a mais seguida no site Flightradar24, com isso o acesso ao portal caiu, depois que registrou mais de 500 mil pessoas conectadas. O desembarque em Taipé, capital de Taiwan, aconteceu por volta das 22h46, no horário local (11h46 horário de Brasília).
Normalmente, um voo da Malásia para Taiwan passaria pelo Mar da China Meridional, seguiria para o norte ao se aproximar das águas a oeste das Filipinas e entraria no espaço aéreo da ponta sul de Taiwan, com um tempo médio de voo de quase 5 horas.
Nesta terça-feira, 2, a TV de Taiwan divulgou a agenda de Nancy Pelosi no país, com a previsão de um discurso no Salão Presidencial, que deve ocorrer na manhã de quarta-feira 3. Ainda há encontros com autoridades e assinatura de protocolos comerciais. O gabinete de Pelosi afirmou, no domingo 31, que ela visitaria quatro países asiáticos, mas sem mencionar Taiwan.
Segundo a imprensa do país, Pelosi vai se hospedar em um hotel na cidade de Taipé. A delegação é protegida por cerca de 300 policiais, que estão de prontidão nos arredores do trajeto da presidente da Câmara.
Relacionadas
Tensão na Ásia
Nesta terça-feira, os EUA posicionaram quatro navios de guerra, incluindo um porta-aviões, em águas a leste de Taiwan, no que a Marinha norte-americana chamou de destacamentos de rotina. O porta-aviões USS Ronald Reagan havia transitado pelo Mar do Sul da China e estava atualmente no Mar das Filipinas, ao leste de Taiwan e das Filipinas e ao sul do Japão, segundo a agência de notícias Reuters. O Reagan, baseado no Japão, está operando com um cruzador de mísseis guiados, USS Antietam, e um destróier, USS Higgins.
❗Urgente crise em Taiwan ❗
Avião de Nancy Pelosi está se aproximando da ilha de Taiwan
Dezenas de aviões de combate da China decolaram rumo ao estreito de Taiwan. Sirenes de taque aéreo ecoam por várias cidades da China
— Notícias e Guerras (@NoticiaeGuerra) August 2, 2022
Aviões chineses voaram perto da linha mediana que divide a via navegável na manhã de hoje e vários navios de guerra chineses permaneceram perto da linha divisória não oficial desde ontem.
Na semana passada, o presidente Xi Jinping disse ao líder dos EUA, Joe Biden, que “quem brincar com fogo se queimará”, em referência a Taiwan, que a China considera seu território.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Zhao Lijian, disse ontem que o Exército de Libertação Popular “não ficará de braços cruzados” se Pelosi se tornar a autoridade norte-americana de mais alto escalão a visitar Taiwan em 25 anos.
Já não basta a crise na Ucrania? Para que provocar a China nesse momento? Deu a louca nos USA?
Vamos se esses comunistas tem mesmo esse poderio ….
Estão certos os americanos em não se curvarem a imposições de uma ditadura comunista.
Pobre Taiwan!
Só lembrando a Gleisi Pelosi que inesperadamente o ex-primeiro-ministro do Japão foi assassinado na rua, nem precisou abater um avião.🥴
O mundo tá super precisando de outra neura global.😏
Quem muito conversa, dá bom dia a cavalo. Esses chineses,a despeito de serem vistos como sábios milenares e outras bobagens, etc… Fizeram ameaças, pode até ser coisa dessa imprensa vagabunda que conhecemos agora, pode ser, mas agora ficaram numa espécie de sinuca de bico, sem ação e completamente desmoralizados por não terem sido capazes de cumprir a promessa de derrubar o avião da Nancy Pelancosi. Pois é, é isso aí, ao menos tentem derrubar na saída de lá, já que não conseguiram derrubar na chegada.
CHINA COVARDONA!!
Que se lasquem!
Premeditado ou não, talvez isso desacelere a queda do Biden nas pesquisas de apoio popular. Ou não.
Fogo no Geena aumentando..