publicidade
Mundo

Xi Jinping sobe o tom com Biden: 'Não brinque com fogo'

Líderes conversaram sobre viagem diplomática a Taiwan

xi jinping
Foto: Reprodução/Flickr

O secretário-gera do Partido Comunista da China (PCC), Xi Jinping, advertiu o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sobre uma visita diplomática norte-americana a Taiwan. Xi e Biden se falaram por telefone, na quinta-feira 28.

“Aqueles que brincam com fogo acabam se queimando”, disse Xi a Biden. “Espero que o lado norte-americano entenda isso. A China se opõe aos movimentos separatistas em direção à independência de Taiwan e à interferência de forças externas. Os EUA devem honrar o princípio de uma só China.”

Receba nossas atualizações

A conversa ocorreu em meio a uma possível viagem de Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Representantes, a Taiwan. Nesta sexta-feira, 29, Nancy disse que vai à Ásia para compromissos, mas o território taiwanês, contudo, não está entre os destinos oficiais, até o momento. “Não comento sobre minhas viagens”, disse.

Apesar de não haver confirmações, há expectativas de que Nancy vá a Taiwan. Em abril deste ano, a presidente organizou uma visita à ilha, mas a viagem foi adiada depois de ela ter sido infectada pelo novo coronavírus.

Queda de braço entre Xi Jinping e Biden

Taiwan está no meio de disputas diplomáticas entre os norte-americanos e os chineses. A China reivindica a ilha como seu território, porém, os Estados Unidos defendem a independência do território.

Leia também: “O PC Chines quer controlar sua mente“, artigo de Dagomir Marquezi publicado na Edição 122 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

5 comentários
  1. Finlab
    Finlab

    Lula tem acenado com várias propostas de cunho esquerdista radical em 2022, tais como revisão de privatizações, descontrole de gastos públicos, aumento de impostos volta da CPMF, libertação de bandidos, apoio financeiro a Cuba e Venezuela, perseguição a membros da Operação Lava Jato e partidos de oposição (direita), banimento de jornais e emissoras de oposição e maior abertura da economia brasileira ao capital chinês, inclusive à colaboração militar.

    Em termos geopolíticos, Lula presidente afasta o Brasil dos EUA e nos aproxima da China e da Rússia, que têm interesse em colocar mais bases militares na América do Sul, Atlântico Sul e Pacífico.

    Lula não pode ser eleito e, caso seja eleito, deve-se providenciar alguma maneira de impedi-lo de assumir.

  2. Marcelo DANTON Silva
    Marcelo DANTON Silva

    Não cabe a mim achar o que a China deve ou não deve fazer… lido com fatos e cenários.
    Quem pensam como EU e acha que NA China… já é ponto pacifico e que vai retomar TAIWAN.. a janela de oportunidade IDEAL para isso, vai começar a se fechar em janeiro 2023.
    EU acho que a China invade assim que clarear a vitória Russa na Ucrânia… e isso acontecerá em Outubro 2022.

    ANOTEM AI! O ocidente esta em frangalhos devido a essa estupidez WOKE..onde bichas e sapatões (0,3% da população mundial) ACHAM QUEM MANDAM no mundo do interior de suas redações e salas universitárias climatizadas, trejeitos de tik tok, ongs de drogados ou artistas com suas músicas e filmes bobos.
    VÂO conhecer o aço quente e a fome que a guerra mundial traz.

    1. Marcelo DANTON Silva
      Marcelo DANTON Silva

      Então pessoas honestas..
      Não coloquem a culpa dessa guerra no Putin ou no povo russso ou chines ou norte coreano ou na amazônia.
      DEBITEM essa conta horrenda nesse povinho cafajeste, canalhas e fascitóides do politicamente correto/WOKE… que devido a suas ações histriônicas e assíduas capturaram academias e meios de comunicações.
      LEMBREM-SE DISSO QUANDO SUAS VIDAS PIORAREM MUITO e saibam identificar essas pessoas no futuro…. bichas POC engrossarão a voz e pararam seus trejeitos afetados, feminazzis colocaram vestidinhos sensuais tentando esconder-se e se isentar das merdas que bostejavam outrora… como todo bom covardes esquerdistas.

  3. Eduardo
    Eduardo

    O atual governo norte americano é fraco.
    Isso propicia atitudes como essa tomada pela China.
    Infelizmente chegamos nesse ponto.
    Provavelmente não deve terminar por aí. Outros desafios serão lançados e dependendo de como os EUA se comportarem frente a esse desafio da China, a porta estará escancarada.

    1. R Fortes
      R Fortes

      Bem colocado, porém, cachorro que ladra não morde. A conferir quando o outro cachorro grande mostrar os dentes.
      Imagine se o Xingling vociferar que as Coréias fazem parte da China. É tudo no grito?

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.