Avião de Nancy Pelosi chega a Taiwan

China prometeu retaliar caso a visita da presidente da Câmara dos EUA ocorresse

A Oeste depende dos assinantes. Assine!

-Publicidade-
Visão da pista do aeroporto de Taipé, em Taiwan
Visão da pista do aeroporto de Taipé, em Taiwan | Foto: Reprodução

O mundo acompanhou, nesta terça-feira, 2, as tensões envolvendo China e Estados Unidos, com a visita da presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, à ilha de Taiwan. O encontro com autoridades taiwanesas gerou críticas e ameaças por parte do governo chinês.

O avião da Força Aérea norte-americana transportando Pelosi decolou da Malásia e voou para o leste, em direção a Bornéu, em uma rota que contornava o Mar da China Meridional, para se aproximar da ilha. Ao entrar no espaço aéreo de Taiwan, o avião militar foi escoltado por 15 caças da Força Aérea de Taiwan.

A aeronave dos EUA foi a mais seguida no site Flightradar24, com isso o acesso ao portal caiu, depois que registrou mais de 500 mil pessoas conectadas. O desembarque em Taipé, capital de Taiwan, aconteceu por volta das 22h46, no horário local (11h46 horário de Brasília).

-Publicidade-

Normalmente, um voo da Malásia para Taiwan passaria pelo Mar da China Meridional, seguiria para o norte ao se aproximar das águas a oeste das Filipinas e entraria no espaço aéreo da ponta sul de Taiwan, com um tempo médio de voo de quase 5 horas.

O avião transportando mulheres fez “desvios”, para evitar o Mar da China Meridional e sobrevoar o Estreito de Bashi | Reprodução

Nesta terça-feira, 2, a TV de Taiwan divulgou a agenda de Nancy Pelosi no país, com a previsão de um discurso no Salão Presidencial, que deve ocorrer na manhã de quarta-feira 3. Ainda há encontros com autoridades e assinatura de protocolos comerciais. O gabinete de Pelosi afirmou, no domingo 31, que ela visitaria quatro países asiáticos, mas sem mencionar Taiwan.

Nancy Pelosi, com sua comitiva, logo depois de desembarcar no Aeroporto de Taiwan | Reprodução

Segundo a imprensa do país, Pelosi vai se hospedar em um hotel na cidade de Taipé. A delegação é protegida por cerca de 300 policiais, que estão de prontidão nos arredores do trajeto da presidente da Câmara.

Tensão na Ásia

Nesta terça-feira, os EUA posicionaram quatro navios de guerra, incluindo um porta-aviões, em águas a leste de Taiwan, no que a Marinha norte-americana chamou de destacamentos de rotina. O porta-aviões USS Ronald Reagan havia transitado pelo Mar do Sul da China e estava atualmente no Mar das Filipinas, ao leste de Taiwan e das Filipinas e ao sul do Japão, segundo a agência de notícias Reuters. O Reagan, baseado no Japão, está operando com um cruzador de mísseis guiados, USS Antietam, e um destróier, USS Higgins.

Aviões chineses voaram perto da linha mediana que divide a via navegável na manhã de hoje e vários navios de guerra chineses permaneceram perto da linha divisória não oficial desde ontem.

Na semana passada, o presidente Xi Jinping disse ao líder dos EUA, Joe Biden, que “quem brincar com fogo se queimará”, em referência a Taiwan, que a China considera seu território.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Zhao Lijian, disse ontem que o Exército de Libertação Popular “não ficará de braços cruzados” se Pelosi se tornar a autoridade norte-americana de mais alto escalão a visitar Taiwan em 25 anos.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

10 comentários Ver comentários

  1. Só lembrando a Gleisi Pelosi que inesperadamente o ex-primeiro-ministro do Japão foi assassinado na rua, nem precisou abater um avião.🥴
    O mundo tá super precisando de outra neura global.😏

  2. Quem muito conversa, dá bom dia a cavalo. Esses chineses,a despeito de serem vistos como sábios milenares e outras bobagens, etc… Fizeram ameaças, pode até ser coisa dessa imprensa vagabunda que conhecemos agora, pode ser, mas agora ficaram numa espécie de sinuca de bico, sem ação e completamente desmoralizados por não terem sido capazes de cumprir a promessa de derrubar o avião da Nancy Pelancosi. Pois é, é isso aí, ao menos tentem derrubar na saída de lá, já que não conseguiram derrubar na chegada.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.