Bactérias foram os primeiros ‘astronautas’

A descoberta foi publicada no jornal Proceedings of the Royal Society
-Publicidade-
Bactérias foram os primeiros "astronautas" a chegarem no espaço
Bactérias foram os primeiros "astronautas" a chegarem no espaço | Foto: Divulgação/ Flickr

Astronautas humanos não foram os primeiros a conquistar o espaço. De acordo com um estudo publicado no jornal Proceedings of the Royal Society, há muitos anos pequenas bactérias foram transportadas a mais de 120 quilômetros acima da superfície da Terra. Considerando os ventos verticais de alta velocidade, elas podem ter chegado a quase 150 quilômetros. Pela maioria das definições, essa altitude já é considerada como espaço.

Ao passar dos anos, alguns desses microrganismos, atingidos por “poeira espacial de hipervelocidade”, podem ter pousado em outros planetas. Se o pouso aconteceu, os pequenos “astronautas” começaram um processo de “transferência de vida”, entre a Terra e mundos distantes.

O estudo também revelou outra descoberta importante. Em 2018, foi encontrado um “DNA de vários tipos de bactérias” em amostras de poeira espacial, localizadas do lado de fora da Estação Espacial Internacional (que orbita a uma altitude de 400 quilômetros). Para os estudiosos, o material biológico se instalou na ISS, enquanto ela estava em órbita.

-Publicidade-

Com informações do jornal The New York Times

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.