Em 2019, o artista italiano Maurizio Cattelan criou uma obra de arte que rapidamente ganhou repercussão no mundo da arte contemporânea. Intitulada Comedian, a peça consiste em uma banana presa à parede com fita adesiva. O objeto deve ser leiloado por um valor estimado de US$ 1 milhão, cerca de R$ 5,75 milhões.
De lá para cá, Comedian tem gerado debates sobre o conceito e o valor da arte. A obra está prestes a ser leiloada pela casa de arte Sotheby’s, em Nova York.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Comedian foi exibida pela primeira vez no Art Basel, em Miami, há cinco anos. Depois disso, percorreu uma turnê mundial, ao passar por cidades como Londres, Paris, Milão, Hong Kong, Dubai, Taipei, Tóquio e Los Angeles.
A turnê internacional aumentou a visibilidade da obra e intensificou discussões sobre sua mensagem e significado. Cattelan criou a peça com o objetivo de criticar e provocar reflexões sobre o conceito de arte e seu valor intrínseco.
Obra da banana colada com fita é elogiada por diretor da Sotheby’s
David Galperin, que lidera o departamento de arte contemporânea da Sotheby’s, descreveu Comedian como uma obra “profunda e provocativa”. Ele disse que Cattelan questiona a própria noção de valor dentro do universo artístico.
Galperin afirmou que o leilão representa o conceito por trás da obra, “que desafia tanto críticos quanto admiradores a refletirem sobre o verdadeiro sentido da arte”.
Durante sua exibição no Art Basel de Miami, em 2019, a obra ganhou mais notoriedade quando o artista performático David Datuna comeu a banana em uma apresentação intitulada “Artista com fome”.
O ato gerou repercussão mundial, mas a banana foi substituída para a integridade da obra. Cenas semelhantes aconteceram posteriormente. No ano passado, um estudante de estética da Coreia do Sul, enquanto visitava o Leeum Museum of Art, também comeu a banana. Ele afirmou que estava com fome.
O comprador da obra no leilão não levará para casa a obra em si, mas um certificado de autenticidade que permite a reprodução do projeto.