O Banco Central da Rússia quer proibir totalmente o uso de criptomoedas no país. De acordo com o relatório da instituição financeira publicado nesta quinta-feira, 20, os criptoativos são consideradas voláteis e usados com frequência em fraudes e atividades ilegais.
Além disso, segundo os representantes da instituição financeira, as criptomoedas podem prejudicar as pessoas ao tirar dinheiro da economia nacional e ainda dificultam o trabalho dos reguladores para manter as políticas monetárias, consideradas ideais.
O documento do Banco Central da Rússia sugere que sejam criadas novas leis e regulamentos para banir qualquer atividade relacionada às criptomoedas, desde a emissão até a circulação na Rússia. As autoridades bancárias querem proibir o uso das moedas digitais em pagamentos e desejam punir quem comprar ou vender usando os ativos.
Até a mineração dos criptoativos foi criticada pela instituição financeira. “A mineração cria um gasto improdutivo de eletricidade, o que prejudica o fornecimento de energia de edifícios residenciais, infraestrutura social e objetos industriais, bem como a agenda ambiental da Federação Russa”, informou o relatório.
O Banco Central planeja monitorar as transações das criptomoedas na Rússia e vai trabalhar em parceria com outros países para obter informações sobre ações da população russa fora do país.
Criptoativos – Cripto, palavra cuja origem vem do grego kripte, que significa “esconder”. Realmente, às vezes é muito interessante esconder determinados ativos da sanha de alguns governos totalitários, daí essa grande preocupação deles.
Apenas vão trocar o sofá.