Banco Central da Rússia quer proibir uso de criptomoedas

De acordo com o relatório da instituição financeira, os criptoativos são usados com frequência em atividades ilegais
-Publicidade-
Foto: Divulgação/ Flickr
Foto: Divulgação/ Flickr

O Banco Central da Rússia quer proibir totalmente o uso de criptomoedas no país. De acordo com o relatório da instituição financeira publicado nesta quinta-feira, 20, os criptoativos são consideradas voláteis e usados com frequência em fraudes e atividades ilegais.

Além disso, segundo os representantes da instituição financeira, as criptomoedas podem prejudicar as pessoas ao tirar dinheiro da economia nacional e ainda dificultam o trabalho dos reguladores para manter as políticas monetárias, consideradas ideais.

O documento do Banco Central da Rússia sugere que sejam criadas novas leis e regulamentos para banir qualquer atividade relacionada às criptomoedas, desde a emissão até a circulação na Rússia. As autoridades bancárias querem proibir o uso das moedas digitais em pagamentos e desejam punir quem comprar ou vender usando os ativos.

-Publicidade-

Até a mineração dos criptoativos foi criticada pela instituição financeira. “A mineração cria um gasto improdutivo de eletricidade, o que prejudica o fornecimento de energia de edifícios residenciais, infraestrutura social e objetos industriais, bem como a agenda ambiental da Federação Russa”, informou o relatório.

O Banco Central planeja monitorar as transações das criptomoedas na Rússia e vai trabalhar em parceria com outros países para obter informações sobre ações da população russa fora do país.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

2 comentários Ver comentários

  1. Criptoativos – Cripto, palavra cuja origem vem do grego kripte, que significa “esconder”. Realmente, às vezes é muito interessante esconder determinados ativos da sanha de alguns governos totalitários, daí essa grande preocupação deles.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.