O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse à imprensa nesta quarta-feira, 16, que o míssil que matou duas pessoas na Polônia na terça-feira 15 pode não ter sido disparado pela Rússia, como se suspeitou inicialmente e como acusa a Ucrânia. Fontes militares norte-americanas afirmaram à agência Associated Press que o míssil foi disparado pela Ucrânia.
Biden afirmou a jornalistas, depois de uma reunião de emergência com líderes do G20 em Bali, na Indonésia, que “existe uma informação preliminar que contesta isso”, ou seja, a informação de que o míssil foi lançado pelos russos. “Eu não quero afirmar isso antes de a investigação ser concluída, mas pela trajetória do míssil é pouco provável que ele tenha sido disparado da Rússia”, disse.
O presidente norte-americano também comentou sobre as investigações, já que a Polônia faz parte da Otan, a aliança militar do Ocidente, e uma agressão bélica contra o país poderia ensejar a participação dos demais membros do bloco. “Nós concordamos em ajudar a investigação polonesa sobre a explosão perto da fronteira com a Ucrânia. Nós vamos tomar uma decisão coletiva sobre quais serão os próximos passos ao fim da investigação”, afirmou Biden.
Nesta quarta-feira, três oficiais norte-americanos disseram que avaliações preliminares sugerem que o míssil tenha sido disparado por forças ucranianas que tentavam reagir aos ataques russos. As informações foram dadas em condição de anonimato para a Associated Press.
O secretário geral da Otan, Jens Stoltenberg, convocou para esta quarta-feira uma reunião de emergência para discutir a explosão na Polônia.
O chefe da missão permanente da Rússia na Organização das Nações Unidas (ONU) diz que o incidente é uma tentativa de colocar a Otan em confronto direto com a Rússia. “Existe uma tentativa de provocar um confronto militar entre a Otan e a Rússia, com todas as consequências para o mundo”, escreveu Dmitry Polyansky, em seu canal do Telegram.
Em comunicado, o governo russo afirmou que “nenhum ataque a alvos perto da fronteira entre Ucrânia e Polônia foi feito por meios de destruição russos”.
Não precisa ser nenhum ” especialista ” em geo política para entender que Zelensky faz o diabo para envolver a Otan no conflito. É a única forma dele sobreviver!
A VERDADE SEMPRE APARECERA, DOA A QUEM DOER
Arregou.