O presidente do Estados Unidos, Joe Biden, e o mandatário russo, Vladimir Putin, marcaram um encontro para 16 de junho na Suíça. A informação foi confirmada por representantes das duas nações nesta terça-feira, 25. Em comunicado, Jen Psaki, porta-voz da Casa Branca, afirmou que os líderes discutirão uma série de “questões urgentes” para “restaurar a previsibilidade e a estabilidade da relação EUA-Rússia”. O Kremilin, por sua vez, disse em nota que Putin e Biden terão conversas sobre as relações conturbadas entre os dois países e de problemas relacionados à estabilidade nuclear, bem como à cooperação no combate à covid-19.
Leia também: “Até os democratas estão assustados com Biden”, artigo de Rodrigo Constantino publicado na Edição 61 da Revista Oeste
Enquanto vice-presidente durante o governo Obama, Biden participou de cúpulas com o presidente Putin. Porém, essa será a primeira vez que, como presidente, o norte-americano se encontrará com o russo.
Fontes da Casa Branca afirmaram à imprensa americana que o presidente do país quer tratar de mudanças do clima, expressar sua preocupação com presença de tropas russas na fronteira com a Ucrânia e com a ordem dada pelo presidente da Bielorrússia, Aleksandr Lukashenko, para o pouso de um avião civil com a finalidade de prender um opositor — o bielorrusso é aliado de Putin.