publicidade
Mundo

Apesar dos números, Biden diz que EUA não está em recessão

Segundo dados divulgados no fim de julho, PIB dos EUA caiu 0,9% no segundo trimestre de 2022 em relação ao mesmo período do ano passado

Reagan
Joe Biden | Foto: Divulgação/Flickr

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, sugeriu na última quinta-feira 28, que a economia dos EUA não está em recessão. Os dados do Departamento de Comércio do país, no entanto, mostram o contrário.

“O que estamos passando não soa como uma recessão para mim”, disse Biden em entrevista coletiva na Casa Branca.

Receba nossas atualizações

Segundo dados divulgados pelo Departamento de Comércio no fim de julho deste ano, o Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA caiu 0,9% no segundo trimestre em relação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a março deste ano, o PIB contraiu 1,6%. Com isso, o país entra na chamada recessão técnica — quando há dois trimestres consecutivos negativos. 

Os EUA, entrentanto, não usam essa definição. O país usa como base a análise de um grupo de pesquisadores, que faz uma pesquisa mais ampla para caracterizar um cenário de recessão. A avaliação oficial é feita pelo Escritório Nacional de Pesquisas Econômicas. Ainda assim, essa queda consecutiva em dois trimestres é vista como um forte indicativo pelo mercado.

O presidente norte-americano já havia mostrado otimismo em relação ao cenário econômico dos Estados Unidos. Na segunda-feira 25, por exemplo, Biden afirmou que a economia do país não iria sofrer grandes retrações neste ano.

3 comentários
  1. Serafim Dos A. Castro Neto
    Serafim Dos A. Castro Neto

    Onde estão aqueles q metiam a vara no Trump, inclusive os da nossa imprensa tradicional quando diziam q Trump era o inferno e Biden o retorno dos EUA ao cenário mundial? Diante desse desastre, nada comentam agora, pois estão concentrados em reproduzir o mesmo desastre no Brasil. O q EUA, Argentina, Venezuela, Chile e tantos outros tem em comum é uma esquerda preparada a fazer tudo errado economicamente levando seus países à bancarrota.

  2. Gedeao
    Gedeao

    Se os norte-americanos não reagirem esse Biden vai jogar o gigante no chão. Pra começar, o processo eleitoral que o elegeu foi mais furado do que queijo suíço.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade