Biden faz piadas com Trump e oposição em jantar com correspondentes

Presidente dos EUA se referiu ao antecessor como 'praga' e fez graça de reclamações de conservadores contra a Disney
-Publicidade-
Joe Biden participou de evento que acontece desde 1920 em Washington
Joe Biden participou de evento que acontece desde 1920 em Washington | Foto: Twitter/Reprodução

O presidente Joe Biden retomou na noite de sábado a tradição de presidentes norte-americanos de participarem do jantar dos correspondentes de imprensa, em Washington. O evento voltou a ser realizado depois de dois anos, em pausa forçada em razão da pandemia do coronavírus.

No encontro com jornalistas, Biden fez piadas com o Partido Republicano e com Donald Trump. O antecessor não prestigiou o evento durante seu mandato na Casa Branca. A última vez em que um presidente esteve no jantar aconteceu em 2016, com Barack Obama.

“Tivemos uma praga horrível seguida de dois anos de covid-19”, disse Biden, em referência a Trump.

-Publicidade-

Sobre os rivais republicanos, Biden fez piada com o recente embate envolvendo os conservadores do país e o grupo Disney, focado principalmente no favorecimento, e supostos exageros, de políticas LGBT+ dentro da empresa.

“Ronald Reagan disse a Gorbatchov: ‘Derrube este muro’. Hoje os republicanos dizem: ‘Derrubem a casa do Mickey’. E logo vão atacar o castelo da Cinderela”, brincou Biden, usando um momento emblemático da Guerra Fria entre EUA e União Soviética na comparação.

No discurso descontraído, o presidente dos EUA brincou que a imprensa é “o único grupo com índice de aprovação mais baixo do que o meu”. Em seguida, finalmente em tom mais sério, elogiou o trabalho dos jornalistas na cobertura do conflito entre Rússia e Ucrânia.

O jantar dos jornalistas é realizado desde 1920 pela Associação dos Correspondentes da Casa Branca (WHCA, na sigla em inglês). O dinheiro arrecadado com a venda de convites é usado para custear as atividades da organização durante o ano e bancar bolsas de estudo. Desde 1924 os presidentes norte-americanos costumam comparecer ao evento.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

22 comentários Ver comentários

  1. Só que o pior presidente dos EUA (conseguiu superar Trump) está fazendo a pior das piadas com a Ucrânia). Em seguida faz como Braasil: manda a subsecretária de estado para dizer aos jornalistas que os EUA confiam no sistema eleitoral brasileiro e um subsecretário de Estado para energia, para vender equipamento americano para energias alternativas, A terceira piada é dizr que o mundo precisa pagar para o Brasil preservar a Amazônia. Vai mandar espelhinhos para nossos indígenas também????
    O Brasil é maior de idade, precisa se livrar dessa esquerdalha urgentemente (nós até pensávamos estar livre dela quando Lula foi encarcerado), mas o STF não está deixando: ele defende a Internacional Socialista? Pois saibam todos que nós defendemos a Democracia Social.

    1. Pior que Trump???? Mas como, se ele foi o melhor de todos após o Reagan? Se Deus quiser em Novembro o povo americano dará a resposta a esse velho caquético (e pedófilo), devolvendo a maioria aos Republicanos, tanto na Câmara como no Senado.
      E em 2026 Trump estará de volta.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.