O bispo Rolando Álvarez, 56 anos, foi devolvido à prisão La Modelo, pelo governo do ditador Daniel Ortega na quarta-feira 5. Ele tinha sido libertado na noite de segunda-feira 3, depois da pressão do Vaticano para que a ditadura libertasse o religioso, preso desde agosto do ano passado e, em março deste ano, condenado a 26 anos e quatro meses de prisão, por espalhar fake news e “conspirar” contra o governo.
Entretanto, o bispo não aceitou o exílio em Roma. Segundo o jornal El País, Álvarez disse que não cometeu crime algum e, por isso, não sairia da Nicarágua.
Esta é a segunda tentativa frustrada de exilar Álvarez. Em 9 de março, o bispo já tinha recusado embarcar no avião que transportava 222 presos políticos para os Estados Unidos. Como vingança, o padre foi condenado e confinado em uma cela de isolamento na penitenciária La Modelo.
Segundo fontes ouvidas pelo El País, o bispo pediu sua libertação incondicional, como a dos demais padres presos e condenados pelo regime de Ortega. Além disso, pediu o desbloqueio das contas bancárias das dioceses e paróquias do país e o fim das perseguições religiosas. Mas todas as suas propostas foram rejeitadas pela ditadura.
O jornal espanhol também informa que o Vaticano enviou um representante do Ministério das Relações Exteriores para participar das negociações com a ditadura de Ortega, mas também para tentar “persuadir” Álvarez a viajar a Roma.
O bispo, entretanto, foi firme na posição e disse que só deixaria a Nicarágua se o papa Francisco desse uma ordem expressa.
Ortega, que está no governo desde 2007, tem feito uma perseguição sistemática contra religiosos e opositores políticos. O encalço da Igreja se intensificou nos últimos quatro anos. Mais de 200 ataques da ditadura já foram registrados nesse período.
Daniel Ortega, ditador da Nicarágua | Foto: Divulgação/Presidência da Nicarágua
E o Chico, não vai se pronunciar? Ele adora ditadores e ladrões e vira as costas para seu Bispo, Papa João PauloII deve estar se revirando em eu caixão. Deus nos ajude!
…
Publique-se.
Não acredito mais em determinados modos de proceder de quaisquer quem seja. No meu entendmento, esse bispo que volta pela terceira vez à prisão se recusando a ser exilado, gosta mesmo é de suas companhias de prisão. Vá e seja feliz.
Um padre que honra sua batina, diferente dos participantes da CNBB; que é uma vergonha. Nunca pisaria na igreja desses pseudoreligiosos.
Ortega é do time dos comunistas. E o Papa, é do time da Igreja ou é do time dos comunistas?
Do time comunista. Mas mantém a pompa na igreja; e adora ser bajulado. Verbalizou que brasileiro bebê muito e reza pouco-típico de argentino; que são racistas com relação aos brasileiros. Agora, estão na miséria e querem nossos impostos para ajudar na sua recuperação, provocada pelos caminhos errados que resolveram percorrer. Agora, o mula aqui quer replicar a trajetória da Argentina.