A fabricante de aviões Boeing informou que planeja encerrar a produção dos caças F/A-18 Super Hornet, modelo pilotado pelo ator Tom Cruise e que ganhou destaque no filme Top Gun: Maverick, lançado no ano passado.
A empresa norte-americana afirmou que o último Super Hornet deverá ser entregue à Marinha norte-americana no fim de 2025. Ao todo, foram comercializados 2 mil unidades do caça desde 1983 para as forças militares de Austrália, Canadá, Finlândia, Kuait, Malásia, Espanha e Suíça, além dos EUA.
Segundo a Boeing, a decisão permitirá que a empresa redirecione recursos para outros programas de aeronaves militares tripuladas e não tripuladas. A agência de notícias Bloomberg publicou que a empresa planeja transferir os cerca de 1,5 mil funcionários para outros setores.
O Super Hornet incorpora elementos de furtividade ao radar, ganhando o apelido enganoso de “invisíveis”, além de tecnologia de fusão de dados e de voo supersônico sustentado.
A aeronave está posicionada entre a chamada quarta geração, pontificada nos EUA pelo Tomcat, pelo F-15 Eagle e outros, e a quinta, simbolizada pelo F-22 Raptor e pela mais recente família F-35.
Leia também: “A catarse de Top Gun: Maverick”, texto publicado na edição 118 da Revista Oeste