O presidente Jair Bolsonaro colocou um fim à polêmica com a China. Após trocas de mensagens pelo Twitter na última semana envolvendo o embaixador chinês, Yang Wanming, e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), o chefe do Executivo Federal conversou sobre o combate ao coronavírus com o presidente chinês, Xi Jinping.
Pelo Twitter, Wanming diz que os dois reafirmaram o “compromisso conjunto de dar continuidade ao estreito diálogo a favor do desenvolvimento saudável, estável e constante da Parceria Estratégica Global numa base mais forte e mais durável”.
1- Reafirmaram o compromiso conjunto de dar continuidade ao estreito diálogo a favor do desenvolvimento saudável, estável e constante da Parceria Estratégica GlobalGlobal numa base mais forte e mais durável.
— Yang Wanming (@WanmingYang) March 24, 2020
Os dois presidentes também “reiteraram o compromisso com a estabilização e ampliação da parceria comercial, com especial neste contexto desafiador, contribuindo responder ao impacto causado pelo covid-19 na economia mundial”. Também se prontificaram a “se empenhar para retomar o crescimento econômico e comercial do mundo.”
Cooperação
Ainda de acordo com Wanming, os dois presidentes reforçaram a necessidade de aumentar a cooperação no combate e controle da pandemia, “inclusive nos materiais médicos”. “Consideram que a única solução correta de vencer a pandemia com maior brevidade é a cooperação internacional”, destacou.
Os dois concordaram com a importância de apoiar a proposta da Arábia Saudita de celebrar o mais rapidamente possível uma videoconferência dos líderes dos países do G-20 no âmbito de combate ao coronavírus. Por fim, Xi Jinping manifestou a solidariedade ao governo e ao povo brasileiro. “Faz voto pelo sucesso brasileiro o quanto antes no combate à covid-19 sob a liderança do presidente Jair Bolsonaro”, disse Wanming.
Yan Wanming nadando de braçada na America Latina
O verdadeiro negócio da China. Faz-me rir.