O presidente do Chile, Gabriel Boric, foi hostilizado nesta segunda-feira, 19, no desfile militar de comemoração das “Glórias do Exército Chileno”, na capital do país, Santiago.
Relacionadas
“Vai cair, Boric”, disse um cidadão, no vídeo que está circulando pelas redes sociais. “O Chile é e será um país de liberdade”, continuou o manifestante, que também proferiu palavrões ao presidente.
EN ESTOS MOMENTOS FUNAN AL PRESIDENTE BORIC LLEGANDO A LA PARADA MILITAR #ParadaMilitar2022 pic.twitter.com/VAMHE4ejhT
— DOOR (@AstorgaMallea) September 19, 2022
No início do mês, o governo de Boric sofreu uma derrota nas urnas chilenas. O projeto de uma nova Constituição, apoiado pelo governo, foi rejeitado pela população — 61% disseram não à Carta Magna, que recebeu o apoio de apenas 30% dos chilenos.
Relacionadas
Assim que os resultados começaram a ser divulgados, ouvia-se uma série de buzinaços e gritos de “Viva, Chile” nos arredores da Praça Dignidad, em Santiago. Com isso, o governo Boric ficou fragilizado, visto que ascendeu na esteira das manifestações de rua por uma nova Constituição. Em 2019, Boric, que era líder estudantil, autonomeou-se comandante dos atos e passou a pressionar Sebastián Piñera, ex-presidente do Chile.
No domingo 11, dia em que a destituição do então presidente Salvador Allende pelos militares completou 49 anos, manifestantes de extrema esquerda foram às ruas de Santiago em protesto contra a rejeição da Constituição do Chile.
Relacionadas
Encapuzados, manifestantes de esquerda praticaram vandalismo contra os patrimônios público e privado e entraram em confronto com a polícia. Entre eles, havia estudantes de esquerda e membros do movimento extremista Antifa.
O que estabelecia a nova Constituição do Chile?
Entre outros pontos, a Carta Magna rejeitada poderia levar o país a uma ditadura socialista. O texto tratava de várias questões subjetivas, em vez de constitucionais. “Dessa forma, abre-se caminho para múltiplas interpretações no julgamento de casos concretos, podendo levar a uma situação em que a intervenção do Estado será maximizada”, constatou Vera Chemim, advogada constitucionalista e mestre em Direito público administrativo pela FGV.
Relacionadas
“Ressalto um dos artigos: igualdade substantiva”, observou a especialista. “Trata-se de um conceito que remete ao filósofo búlgaro István Meszáros, cuja obra é socialista. Meszáros defende a construção de um mundo com ideais socialistas, apoiado na colaboração de vários cidadãos que se associam livremente a operar naquela nação social. O pensador discorre sobre o eterno debate entre liberdade e igualdade, priorizando essa última ao extremo. Ao fazer isso, evidentemente, cai-se em uma ditadura de esquerda.”
Leia também: “O povo chileno diz ‘não‘”, artigo de Patricio de la Barra publicado na Edição 129 da Revista Oeste
QUE NOS SIRVA DE EXEMPLO NÃO PODEMOS NOS DAR O LUXO DE FICARMOS EM CASA E NÃO VOTARMOS NESSE DOMINGO DIA 2 ,VAMOS PARA AS RUAS COM CAMISA VERDE OU AMARELA VAMOS TODOS LUTAR,LUTAR E LUTAR
Mais um para derrubamos, depois de lula, maduro e toda corja comunista
Acorda Chile! O que se tem hoje (Boric) é resultado do comportamento do isentão. Uma lição para os brasileiros que não querem “sujar” suas mãos na hora de votar.
voces erraram feio…..julgaram que não precisava do seu voto para eliminar estes comunistas assassinos e genocidas, agora aguentem….
99
Esse esquerdista não vai aguentar muito tempo no governo. O povo chileno não é amestrado que nem o argentino. Os militares no Chile vão reagir.
CHILENOS! NUNCA MAIS FIQUEM SEM VOTAR!
AGORA VOCÊS SABEM COMO É A ESQUERDA!
ELES VÃO VOTAR MESMO E OS DA DIREITA FICAM ACOMODADOS NO SOFÃ VENDO TV E O RESULTADOS DAS URNAS!
ACORDA POVO DO CHILE! PÕEM DEUS ACIMA DE TUDO PARA PODER SE LIVRAR DESSE ERRO QUE DEIXARAM ACONTECER!
Como dizia Fiori Giliotti, “”agora não adianta chorar””!!!!
O plantio é livre, mas, a colheita é obrigatória, aí vale lembrar que quem planta colhe, plantaram raios, a colheita só pode ser tempestade.
Lula tem acenado com várias propostas de cunho esquerdista radical em 2022, tais como revisão de privatizações, descontrole de gastos públicos, aumento de impostos volta da CPMF, libertação de bandidos, apoio financeiro a Cuba e Venezuela, perseguição a membros da Operação Lava Jato e partidos de oposição (direita), banimento de jornais e emissoras de oposição e maior abertura da economia brasileira ao capital chinês, inclusive à colaboração militar.
Em termos geopolíticos, Lula presidente afasta o Brasil dos EUA e nos aproxima da China e da Rússia, que têm interesse em colocar mais bases militares na América do Sul, Atlântico Sul e Pacífico.
Lula não pode ser eleito e, caso seja eleito, deve-se providenciar alguma maneira de impedi-lo de assumir.
A manada insana da esquerda chilena, botou um desqualificado na presidência do país, agora já era.
Não avaliou, se ferrou!
Aqui, no Brasil, se errarmos, elegendo um condenado cachaceiro e, pior, comunista, vamos afundar sabendo quem já está no fundo do oceano….
Elegeram o filho do imbecil do Ivan Valente como presidente tem que se ferrar. O duro que aqui ta cheio de burro e safado.Periga elegerem um ladrão desgraçado
ATT. BRASILEIROS, as eleições se aproximam, vejam o nível absurdo da abstenção nas votações no Chile e na Colômbia, olhem o resultado desastroso para o povo em sua maioria, o perigo eminente é o silencio dos bons!
Este é o custo da omissão. Não adianta reclamar. Se votassem corretamente esse vagabundo nunca seria eleito. Países que se omitem em exercer o mais sagrado direito da democracia não a merecem!
Viram a catástrofe em que se meteram…
A loucura do socialismo/comunismo sempre encontrou um terreno fértil nas mentes dos mais inadequados à vida social, dos mais invejosos, gananciosos e alienados.
Os pensamentos, lá atrás, de homens com toda a propriedade e direito de repensar o mundo, infelizmente, agora encontra adeptos à suas ideias, mas incapazes de fazer o mesmo, de raciocinar junto ao dinamismo das sociedades em comunhão com avanços do conhecimento, resultando na desgraça que acompanhamos nos países onde o socialismo/comunismo assume o poder!
É muita hipocrisía prá meu gosto. Ver e ouvir um vídeo deste com esses protestos, sendo que foram incapazes de cumprir com suas obrigações cívicas diante das urnas. Vão ter que engolir esse moleque aí por quase quatro anos ainda.
É absolutamente inacreditável que o povo chileno tenha cometido tamanha burrice ao eleger esse moleque de centro acadêmico – que arquem com as consequências agora.
A esquerda e sua eterna perseguição do emburrecimento inteiro de uma nação, sentado no alto do poder colhendo os frutos destes mesmos imbecis que eles formaram, e se escondendo atrás das palavras que eles sequestraram durante décadas, e claro, no curso desta tomada de poder vai eliminando aqueles contrários ao movimento. Resumindo, este é o objetivo de um governo esquerdista fdp.
E tem poucos meses de governo, é o povo se redimindo da besteira que fizeram por votar e por não comparecerem para votar. Espero que no Brasil isto não aconteça. Pelo esclarecimento dos eleitores bolsonaristas awui isto não vai acontecer. Penso que os vermelhos sabendo que vão perder é que não vam compatecer para votar, para justificar nem votei nesta eleição, eu ja.ouvi uns dizer que não vai votar. Melhor para nós.