Após votação, Boris Johnson permanece no cargo de primeiro-ministro britânico

Líder conservador enfrenta desconfiança de integrantes do próprio partido
-Publicidade-
Boris Johnson conseguiu se manter no cargo | Foto/Reprodução: Redes sociais
Boris Johnson conseguiu se manter no cargo | Foto/Reprodução: Redes sociais

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, venceu nesta nesta segunda-feira, 6, o voto de desconfiança de sua própria legenda — o Partido Conservador. Com a vitória, ele vai permanecer no cargo. Foram 211 votos da bancada do Partido Conservador a favor do primeiro-ministro e 148 contra. A votação mostra que Johnson perdeu o apoio de 40% da bancada. 

O voto de desconfiança foi apresentado pelo partido de Johnson depois da descoberta de festas organizadas em seu gabinete durante o período de lockdown na Grã-Bretanha em decorrência da pandemia da covid-19. À época, as restrições impostas pelo governo foram rígidas. Durante a votação, os parlamentares não precisam revelar sua identidade, embora alguns tenham optado por declarar o voto em público depois de pressão de eleitores.

De acordo com a agência Associated Press, a vantagem de Johnson é menor que a do voto de desconfiança contra a ex-primeira-ministra Theresa May, também do Partido Conservador — durante a crise do Brexit. À época, a votação registrou 200 votos a favor e 117 contra. Oito meses depois, May deixou o cargo.

-Publicidade-

A defesa de Johnson considera a votação desta segunda-feira como um ponto final ao episódio. Perante o povo britânico, contudo, a imagem do primeiro-ministro está desgastada. Na sexta-feira 3, Johnson foi vaiado durante cerimônia do Jubileu Platina da rainha Elizabeth II.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.