O BuzzFeed News, divisão de notícias do site de listas e entretenimento, será encerrado. A decisão foi confirmada nesta quinta-feira, 20, pelo idealizador e diretor-executivo do projeto midiático, o norte-americano Jonah Peretti, em comunicado enviado aos funcionários da empresa.
Peretti admitiu que “investiu demais” no BuzzFeed News sem ter o retorno financeiro esperado. Com o fim do projeto, jornalistas devem ser demitidos. Atualmente, segundo informações do jornal The New York Times, cerca de 60 pessoas trabalham para a versão jornalística do BuzzFeed nos Estados Unidos.
“Aprendi com esses erros, e a equipe que está avançando também aprendeu com eles”, afirmou Peretti no comunicado sobre o encerramento do BuzzFeed News. “Sabemos que as mudanças e melhorias que estamos fazendo hoje são passos necessários para construir um futuro melhor.”
Problemas financeiros não impactaram apenas a divisão de notícias. Em março de 2020, Oeste registrou que o BuzzFeed havia cortado salário de funcionários.
Diante do encerramento das operações do BuzzFeed News, parte dos profissionais deve ser dispensada. No comunicado, o executivo não fala em número de demissões e pontua — também sem apresentar um número exato — que parte da equipe poderá ser direcionada para outros projetos liderados por ele, como o site HuffPost. A expectativa da imprensa internacional é de mais de 12 demissões.
Versão brasileira do BuzzFeed News foi encerrada em 2020
O fim do BuzzFeed News nos Estados Unidos é mais uma etapa da descontinuação da marca, que chegou a ter redação no Brasil. A versão nacional foi encerrada em 31 de agosto de 2020. Na ocasião, o então editor-chefe do projeto no Brasil, o jornalista Graciliano Rocha, escreveu texto em que agradeceu “aos leitores e às leitoras” que acompanhavam o site.
Leia também: “Jornalistas do NYT querem sacrificar a livre investigação pela ideologia”, texto de Billy Binion na Edição 155 da Revista Oeste.