Nesta segunda-feira, 13, o primeiro voo comercial estrangeiro aterrissou em Cabul depois que o Talibã tomou o poder no Afeganistão. Os extremistas tentam reativar o aeroporto internacional da capital após a retirada de milhares de pessoas, feita nas últimas duas semanas por militares da força conjunta dos Estados Unidos e da Organização do Tratado do Atlântico Norte. As instalações ficaram danificadas com a chegada dos membros do novo governo, que conta com apoio técnico do Catar para reativar o local.
“Quase não havia ninguém no avião, cerca de dez pessoas, talvez mais funcionários do que passageiros”, disse um jornalista da AFP a bordo do voo da Pakistan International Airways (PIA) procedente de Islamabad. Na pista, um ônibus com a mensagem “Bem-Vindo ao Afeganistão” recebeu os passageiros.
“Este é um grande momento”, disse um funcionário do Aeroporto Internacional Hamid Karzai. “Estamos muito animados. É um dia de esperança. Talvez outras companhias aéreas vejam isso e decidam voltar.”