Campeão brasileiro de 1978 e único time do interior de São Paulo a conquistar um título brasileiro, o Guarani hoje disputa a série B, mas conquistou ídolos do pop coreano (k-pop) e japonês.
Seul, capital da Coreia do Sul, está a 18 mil km de Campinas, cidade paulista berço do Guarani. Por lá, o time se tornou sinônimo de estilo de moda, assim como times como o Paris Saint-Germain são para a cultura ocidental.
Camisas do Guarani são vendidas em lojas virtuais e também nas ruas sul-coreanas. Além de estrelas da música e da dramaturgia do país, cidadãos comuns também usam a camisa do time paulista, inclusive muitos que não sabem sobre sua história.
Guarani não lucra com réplicas de camisas do time vendidas na Ásia
A origem da popularidade do Guarani na Ásia é incerta, segundo o jornal O Estado de S. Paulo. Uma das possibilidades apontadas pelo clube está relacionada a uma excursão de dez dias pelo Japão nos anos 1990.
A delegação bugrina venceu o Verdy Kawasaki por 2 a 1. Depois, perdeu para o Kashima Antlers, por 3 a 1. Os uniformes foram o grande destaque das partidas, mas o episódio aconteceu há muito tempo.
+ Leia mais notícias sobre o Mundo em Oeste
Réplicas da camisa do Guarani, da marca Dellerba, são comercializadas inclusive nas cores rosa, azul e preta, algo impensável para os torcedores brasileiros do clube por causa do rival, Ponte Preta. Os modelos se baseiam na camisa dos anos 1990.
????SIM, É ISSO MESMO! ELE ATACA NOVAMENTE
— bugre do kpop ???? (@guarani_kpop) January 15, 2024
a IU simplesmente esbanjando seu casaquinho de lã do BUGRE em Milão pic.twitter.com/5bAzFV6BT4
A atriz, compositora e cantora sul-coreana IU, por exemplo, apareceu na última semana com um moletom azul do Guarani em textura de pelinhos enquanto dava autógrafos para os fãs.
A cantora japonesa Rio, que faz parte do grupo NiziU, vestiu um moletom verde do Guarani em outubro do ano passado e chamou atenção do clube. Em novembro, Gaeul, do grupo IVE, usou um modelo na cor rosa.
???????????????? Diretamente de Tóquio pra Campinas. É uma honra ver a Rio, do grupo japonês NiziU, com o nosso manto. É o Guarani até do outro lado do mundo! ????
— Guarani Futebol Clube (@guaranifc) October 9, 2023
Quem sabe depois não atualizamos a camisa, @niziu__official? ???? pic.twitter.com/dgFqujdSUi
“Diretamente de Tóquio para Campinas”, escreveu o perfil do Guarani no Twitter/X quando Rio vestiu o moletom do clube. “É uma honra ver a Rio, do grupo japonês NiziU, com o nosso manto. É o Guarani até do outro lado do mundo! Quem sabe depois não atualizamos a camisa?”. O Guarani não ganha nada com os modelos fabricados e vendidos na Ásia.