Canadá decreta emergência por inundações na costa do Pacífico e convoca Exército

Primeiro-ministro do país, Justin Trudeau, classificou as fortes chuvas dos últimos dias como 'históricas e terríveis'
-Publicidade-
Cidades da província da Columbia Britânica, no Canadá, estão totalmente isoladas e tomadas pelas águas
Cidades da província da Columbia Britânica, no Canadá, estão totalmente isoladas e tomadas pelas águas | Foto: Darryl Dyck/The Canadian Press

O governo do Canadá convocou o Exército para participar das operações de resgate de pessoas que ficaram “ilhadas” por causa das fortes inundações que vêm castigando a costa oeste do país, perto do Oceano Pacífico. As chuvas torrenciais fizeram o governo do primeiro-ministro Justin Trudeau decretar estado de emergência na região.

Segundo autoridades da província da Columbia Britânica, onde fica a cidade de Vancouver, as chuvas deixaram pelo menos uma pessoa morta até o momento. Quatro estão desaparecidas.

Em Washington, onde participa de um encontro com os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e do México, Andrés Manuel Lopez Obrador, Trudeau classificou a situação como “preocupante” e disse que as inundações são “históricas e terríveis”. “Posso confirmar que há centenas de membros das Forças Armadas canadenses seguindo para a Columbia Britânica para ajudar em tudo”, afirmou o premiê.

-Publicidade-

O primeiro-ministro da província, John Horgan, também decretou estado de emergência e proibiu os deslocamentos na região. Ele afirmou que as chuvas “devastaram comunidades inteiras”. “Lamentavelmente, nós esperamos confirmar mais mortes nos próximos dias”, disse Horgan.

Com informações da Agência France-Presse

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.