O democrata Tom Suozzi vai substituir o ex-deputado republicano George Santos na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos.
A eleição especial decidiu o representante do 3º Distrito de Nova York, na noite da terça-feira 13. Suozzi venceu, com 59% dos votos, contra 41% do candidato republicano Mazi Pilip, de acordo com o portal InfoMoney.
Leia também: “Câmara dos EUA aprova impeachment de secretário de Segurança de Biden“
Santos, de origem brasileira, teve seu mandato cassado em dezembro sob denúncias de fraude. “O povo de Queens e Long Island está farto de disputas políticas”, disse Suozzi durante seu discurso de vitória. “Eles querem que nos unamos e resolvamos problemas.”
A votação da terça-feira ocorreu em meio a uma nevasca que atingiu a cidade de Nova York. A tempestade, a mais intensa em dois anos, forçou o fechamento de várias escolas e provocou atrasos de voos.
Leia mais: “EUA: Congresso avança para liberar pacote de ajuda a Taiwan, Ucrânia e Israel”
Ambas as campanhas ofereceram aos eleitores caronas gratuitas para irem às urnas enquanto funcionários limpavam a lama das estradas.
Disputa de republicanos e democratas no Congresso dos EUA
O resultado deixou os republicanos com uma maioria de 219 deputados contra 213 dos democratas na Câmara dos Representantes dos EUA. Além disso, Santos foi expulso do Congresso em dezembro, depois de receber mais de 20 acusações de fraude, o que desencadeou a eleição especial.
Suozzi foi congressista e candidato a governador do Estado de Nova York. Agora, cumprirá os 11 meses restantes do mandato de Santos. Depois da conquista, o integrante do Partido Democrata prometeu trabalhar com os republicanos para resolver questões como a crise imigratória na fronteira sul dos EUA.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
Santos, filho de imigrantes brasileiros, foi o primeiro parlamentar norte-americano a ser expulso em mais de duas décadas por violações éticas e crimes financeiros. Ele recebeu acusações de falsidade ideológica, além de direcionar recursos de doações a tratamentos com Botox e sites que vendem conteúdo adulto.
Leia também: “A revolta contra o capitalismo woke“, artigo de Joanna Williams, da Spiked, publicado na Edição 199 da Revista Oeste
Um perfeito representante dos políticos Brasileiros mostrando ao mundo o quanto somos sérios no âmbito político.