Nova Délhi entrou em um confinamento parcial inédito nesta quarta-feira, 17. Em razão da poluição no ar, escolas e universidades estão fechadas por tempo indeterminado. Há uma recomendação de teletrabalho, e os caminhões que transportam mercadorias consideradas não essenciais foram proibidos de circular.
Relacionadas
Existe uma determinação feita pela Comissão para a Gestão de Qualidade do Ar para que cerca de metade dos funcionários públicos trabalhe de casa. O órgão ainda incentivou as empresas privadas a fazerem o mesmo. A construção civil está proibida de funcionar até o domingo 21, com exceção apenas dos projetos de transporte e defesa. Paralelamente, apenas cinco das 11 centrais a carvão da cidade estão autorizadas a prosseguir operando.
Com cerca de 20 milhões de habitantes, Nova Délhi tem registrado nevoeiros tóxicos, sobretudo durante o inverno. Nesta semana, os níveis de partículas no ar com menos de 2,5 micrômetros — mais perigosas por poderem entrar na corrente sanguínea — estão acima de 400 em várias áreas da cidade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, os valores abaixo de 50 são considerados “bons”, e menos de 100 é “satisfatório”.
Maldito Bolsonaro queimando a amazônia, isso são cinzas das girafas amazônicas.