A plataforma Truth Social, criada pelo ex-presidente norte-americano Donald Trump, superou o Twitter nesta terça-feira, 26, como rede social mais baixada na Apple Store — principal loja de aplicativo nos Estados Unidos. Comentando o evento, o CEO da Tesla, Elon Musk, afirmou que o fato aconteceu devido à censura praticada pelo Twitter.
“Truth Social (nome horrível) existe porque o Twitter censurou a liberdade de expressão. Ela deveria se chamar Trompeta em vez disso”.
Truth Social (terrible name) exists because Twitter censored free speech
— Elon Musk (@elonmusk) April 27, 2022
O magnata aproveitou a situação e defendeu novamente a liberdade de expressão nas redes sociais.
“Por ‘liberdade de expressão’, quero dizer simplesmente aquilo que está de acordo com a lei. Sou contra a censura que vai além da lei. Se as pessoas quiserem menos liberdade de expressão, pedirão ao governo que aprove leis nesse sentido. Portanto, ir além da lei é contrário à vontade do povo.”
Relacionadas
Venda
Nesta segunda-feira, 25, o Twitter aceitou a proposta de compra por Musk. O bilionário pagou US$ 54,20 por ação aos acionistas do aplicativo e será dono de 100% da empresa. Ao total, serão desembolsados US$ 44 bilhões. A operação deve ser feita até o fim do ano e ainda precisa passar por aprovação regulatória dos Estados Unidos.
Com a aquisição, num primeiro momento, a companhia deixará de ter ações negociadas na bolsa e se tornará de capital fechado.
Trump
A plataforma Truth Social foi lançada em 24 de fevereiro. Desde então, teve mais de 1,4 milhão de downloads. O aplicativo ainda não está disponível no Brasil e é exclusivo do sistema iOS.
A criação ocorreu após Trump ser expulso do Twitter, em janeiro de 2021, na sequência da invasão do Capitólio (Congresso dos EUA, em Washington). De acordo com a Sensor Tower, empresa que afere performances de plataformas digitais, a Truth Social cresceu 150% de 18 a 25 de abril.
Fundada em fevereiro de 2021, a Trump Media & Technology Group surgiu com a proposta de ser uma alternativa às chamadas big techs no mercado de mídia e tecnologia. O objetivo era conceder espaço para usuários de orientação conservadora e liberal.