Chile corre o risco de rumar para o fiasco econômico

É o que argumenta Rodrigo Constantino, em artigo publicado na Edição 62 da Revista Oeste

-Publicidade-
Chile é palco de manifestações
Chile é palco de manifestações | Foto: Reprodução/Mídias Sociais

Em artigo publicado na Edição 62 da Revista Oeste, o colunista Rodrigo Constantino explica as razões por que o Chile, símbolo de estabilidade numa região que quase sempre optou por políticas de Estado grande, corre o risco de rumar para o fiasco econômico.

Leia um trecho

“Quando o Chile aprovou em plebiscito realizado em outubro do ano passado uma Assembleia Constituinte para mudar sua Constituição, escrevi um artigo alertando para o perigo que o país corria, e que isso abria espaço para mudanças revolucionárias negativas. À época, o presidente Sebastián Piñera afirmou que “a cidadania e a democracia triunfaram” em seu país. Ele acrescentou: “Hoje demonstramos novamente a natureza democrática, participativa e pacífica do espírito dos chilenos e da alma das nações honrando nossa tradição de República”.

-Publicidade-

Há controvérsias. Na verdade, muitos querem “se vingar” do fato de a Constituição atual ser legado do regime Pinochet. Esse foi um dos pretextos das manifestações violentas que tomaram e incendiaram as ruas de Santiago antes, e que criaram o clima para a alteração constitucional. Piñera cedeu à pressão da esquerda radical, eis o fato. E, como eu concluí na ocasião, é ingenuidade imaginar que não teremos mudanças populistas no processo.”

Gostou? Dê uma olhada no conteúdo abaixo.

Revista Oeste

A Edição 62 da Revista Oeste vai além da coluna de Rodrigo Constantino sobre a possível desgraça econômica chilena. A publicação digital conta com reportagens especiais e artigos de Augusto Nunes, Silvio Navarro, J.R. Guzzo, Guilherme Fiuza, Dagomir Marquezi, Alessandro Santana, Edilson Salgueiro, Cristyan Costa e Joanna Williams.

Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta clicar aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Meios de pagamento
Site seguro