publicidade
Mundo

Chile escolhe novo presidente neste domingo

Os mandatos no país são de quatro anos para presidente e deputados, e de oito anos para senadores

Jeannette Jara Chile
Jeannette Jara, candidata à Presidência do Chile | Claudio Cavalieri/Senado/Flickr

Com a aproximação do pleito presidencial no Chile, eleitores enfrentam incerteza sobre quem lidera a corrida. A legislação local proíbe a divulgação de pesquisas de intenção de voto nos 15 dias anteriores ao dia da eleição, impedindo que o cenário real de favoritismo seja conhecido neste domingo, 16.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Receba nossas atualizações

A última rodada de pesquisas, realizada ainda em outubro, indicava vantagem da ex-ministra do Trabalho Jeannette Jara, apoiada pelo presidente Gabriel Boric, ambos de esquerda. Pela lei vigente desde 1988, qualquer levantamento publicado recentemente está proibido de circular até o término da votação.

Resultados das pesquisas antes do veto no Chile

A pesquisa AtlasIntel, feita entre os dias 25 e 30 de outubro, apontava Jara à frente, com 32,7% das intenções de voto, seguida por José Antonio Kast (Partido Republicano, direita) com 20,1% e Evelyn Matthei (União Democrática Independente, centro-direita) com 13,8%. O levantamento também destacou Johannes Kaiser (Partido Nacional Libertário, direita) e Franco Parisi (Partido do Povo, direita) na disputa.

Desde agosto, pesquisas indicam cenário favorável à candidata governista, que se destaca como a única representante da esquerda com porcentual superior a 10%. No entanto, projeções para um eventual segundo turno, previsto para 14 de dezembro, sugerem que Jara seria superada por todos os adversários, incluindo Kast, que em 2021 disputou o segundo turno contra Boric.

Contexto político e expectativas para o segundo turno

As dificuldades do presidente Boric em implementar reformas, como a mudança da Constituição herdada do regime Pinochet, influenciam as expectativas para o segundo turno, favorecendo nomes da direita. Os mandatos no Chile são de quatro anos para presidente e deputados, e de oito anos para senadores.

No total, os eleitores também escolherão 155 deputados e renovarão 23 das 50 cadeiras do Senado. Segundo compilação do Radar Electoral em 1º de novembro, Jeannette Jara (Partido Comunista, esquerda) aparecia com 28,58%; José Antonio Kast (Partido Republicano, direita), 19,93%; Johannes Kaiser (Partido Nacional Libertário, direita), 15,66%; e Evelyn Matthei (União Democrática Independente, direita), 14,18%.

Leia também: “A anistia inevitável”, artigo de Augusto Nunes e Branca Nunes publicado na Edição 255 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Anísio Silva Horta
    Anísio Silva Horta

    CADA POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE. PELO VISTO, O POVO CHILENO AINDA NAO SOFREU O BASTANTE PRA ENTENDER QUE A ESQUERDA REPRESENTA A DESTRUIÇÃO DE TUDO. QUE ELA VENÇA, PRA CONTINUAR O QUE SEMPRE FEZ DE MELHOR: DESTRUIR !!!!

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade