publicidade
Mundo

Trump diz que Netanyahu não será preso durante visita aos EUA

Declaração ocorreu depois de o prefeito de Nova York afirmar que avalia cumprir eventual mandado do Tribunal Penal Internacional

Trump e Netanyahu: busca por solução diplomática | Foto: Montagem sobre reprodução/Redes sociais
Trump e Netanyahu: busca por solução diplomática | Foto: Montagem sobre reprodução/Redes sociais

Confira o resumo que a OESTE.IA, a IA da Revista Oeste, fez pra você

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira, 20, que o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, não será preso enquanto estiver no país, em resposta ao prefeito de Nova York, Zohran Mamdani, que considera cumprir um mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional (TPI) durante a Assembleia Geral da ONU em setembro. Mamdani argumentou que Netanyahu deveria estar em Haia devido a acusações de crimes de guerra.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira, 20, que as autoridades norte-americanas não vão prender o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, enquanto ele estiver no país.

A declaração ocorreu em resposta às falas do prefeito de Nova York, Zohran Mamdani, que disse estudar a possibilidade de cumprir um eventual mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional (TPI) durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), marcada para setembro.

Receba nossas atualizações

O prefeito da cidade de New York City, Zohran Mamdani: medida populista, segundo opositores | Foto: Reprodução/X
Segundo Zohran Mamdani, o primeiro-ministro Netanyahu deveria estar em Haia | Foto: Reprodução/X

Segundo Trump, Netanyahu não corre o risco de ser detido nos Estados Unidos. O presidente também saiu em defesa do premiê israelense e afirmou que ele enfrenta o Irã.

Ele afirmou que as autoridades deveriam prender apenas quem levou o Irã a essa espiral de morte e destruição, ressaltando que os presidentes anteriores deveriam ter enfrentado essa situação anos atrás.

Declaração reacende debate sobre mandado do TPI

A polêmica começou depois de Mamdani afirmar, em entrevista ao The New York Times, que considera adotar medidas para cumprir um eventual mandado de prisão contra Netanyahu durante a Assembleia Geral da ONU.

Segundo ele, o primeiro-ministro Netanyahu deveria estar em Haia, já que o Tribunal Penal Internacional acusou o político de ser um criminoso de guerra.

O prefeito reconheceu, porém, que ainda não sabe se tem autoridade para determinar que o Departamento de Polícia de Nova York execute a medida. Segundo ele, a equipe jurídica da cidade analisa a questão.

Mamdani já havia declarado anteriormente que pretendia cumprir mandados expedidos pelo Tribunal Penal Internacional contra líderes estrangeiros, entre eles Netanyahu e o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Em 2024, o TPI informou haver fundamentos para responsabilizar Netanyahu por supostos crimes de guerra e crimes contra a humanidade relacionados à ofensiva militar de Israel na Faixa de Gaza, iniciada depois do ataque do grupo terrorista Hamas contra o território israelense em 7 de outubro de 2023.

As declarações do prefeito receberam resposta do embaixador de Israel na ONU, Danny Danon, que reagiu às falas logo depois da entrevista.

+ Entenda mais sobre notícias de Mundo em Oeste

1 comentário
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade