Os signatários da Convenção Constitucional do Chile apresentaram na última terça-feira, 1º, uma proposta que visa a abolir as Forças Militares Armadas (FFAA) do país. Em seu lugar, serão instauradas as Forças de Paz e Policiais, subordinadas ao Poder Executivo. O marxista-leninista Gabriel Boric, eleito presidente no ano passado, dará as cartas no Alto Comando do Exército, visto que também ocupará o cargo de Chefe do Estado-Maior.
“As Forças Armadas devem se incorporar ao processo de mudanças sociais e políticas, de maneira a permitir que a instituição seja de fato dependente do poder democrático civil”, diz o documento.
De acordo com os signatários, as Forças Armadas não devem ser permanentes. “Em toda a História, essas instituições têm feito uso da força para alcançar os objetivos de determinados grupos políticos”, argumentam. “Isso faz prevalecer alguns sistemas, estruturas e poderes, impedindo o exercício de qualquer alternativa democrática.”
Os signatários explicam ainda que a redução dos gastos militares será uma consequência natural das mudanças propostas na Convenção Constitucional. Exclusivamente no caso de uma ameaça estrangeira, o Executivo, em acordo com o Legislativo, poderá convocar os chilenos acima de 20 anos de idade para integrarem temporariamente as Forças Armadas.
Os soldados cuidarão das fronteiras terrestre, marítima e aérea. Além disso, participarão de atividades de cooperação internacional e contribuirão com a construção de obras públicas. “Haverá apenas uma única patente, que será subordinada ao poder civil“, diz a norma constitucional. “Os oficiais cumprirão as ordens emitidas pelas autoridades civis nacionais, regionais ou provinciais no exercício de suas funções.”
Relacionadas
América vermelha
Deputado e líder estudantil, Boric foi eleito nas eleições presidenciais realizadas no ano passado. Reportagem na Edição 92 da Revista Oeste mostra a trajetória do novo presidente e descobriu que, em janeiro de 2005, os guardas do supermercado Líder, na cidade chilena de Punta Arenas, notaram que um jovem havia saído do estabelecimento com um vidro de álcool sem pagar. Eles o interpelaram, levaram-no para a polícia e o ficharam por furto. O caso não seguiu adiante por causa do princípio da insignificância. Anos mais tarde, o rapaz afirmaria ter cometido “um erro”. Seu nome: Gabriel Boric.
E Salgueiro salgou demais; ganhou sal (salário) em demasia para mentir; ou é cafajeste por natureza. A notícia é mentirosa. Isto é, até o momento em que ele escreveu essa provocação, não havia corum para a apresentação (500 cidadãos; necessita 15 mil para ir a discussão).
Por que um cidadão e um editor se prestam a esse serviço de desinformação?? A grana está escorrendo para o crime
Notícia um pouco exagerada. Onde já se viu um país com a extensão territorial do Chile e com o histórico de disputa territorial com seus vizinhos extinguir as forças armadas.
Não acredito que a proposta tenha o mínimo de respaldo dos constituintes e que seja referendada pelo povo. Novamente, considero um exagero do colunista.
É nisso que dá emancipar uma criança e conceder-lhe o poder.
Que maravilha!!! Agora a Bolívia terá a sua tão sonhada passagem para o mar! Será bem mais fácil para “exportarem” para o mundo seus produtos medicinais, não é verdade? E, OBVIAMENTE, o Chile poderá ser um novo sócio de tão lucrativo negócio.
BEM FEITO para quem se absteve de votar. Fim.
que vigarice cretina .. e quase sempre cola..pqp!
Esses chilenos não aprende nunca .Passaram fome com Allende no poder e agora vão ver o que é bom para tosse.
Pobres chilenos. Se estava ruim antes de elegerem esse sujeito, se preparem para o pior.
Quem conhece as Forças Armadas de qualquer país, sabe que a hierarquia é sagrada para eles. Este governo vai ser derrubado pelos militares. Não tem outra alternativa.
Quem viver, verá!
Discípulo do Maduro e muito provavelmente modelo para um “desastre” de desgoverno petista, que não vai acontecer!!
Está preparando a casa para não sair nunca mais.
Está preparando a cas para não sair nunca mais. Povo idiota.
não demora e os chilenos de bem estarão implorando pela volata de “Pinochet” ou algo parecido. e com razão!!!..por aqui….Bosonaro 22/26
Viram isentões e direita omissa do Chile!? Não quiseram ir as urnas agora aguentem esse moleque comunista a defecar na cabeça de vocês por 4 anos. Isso se não acabar como país antes.
O próximo passo será criar a guarda revolucionária para proteger o regime e aprovar reeleição indefinida. Cartilha marxista sendo seguida.
Começou a derrocada, o que os militares de lá pensam disso?
Agora a Bolívia consegue sua saída para o mar.
Com isto os comunistas impedem qualquer reação a tirania deles. Depois de consolidado o poder comunista, eles restauram as forças armadas para a defesa do regime, como ocorre em todos os países comunistas. Cuba, Coréia do Norte, China são todos ditaduras militares de esquerda. Comunistas adoram desfiles militares, tanto para amedrontar os próprios cidadãos como os outros povos.
Vai dar merda com esses comunistas
VAI DAR um aumento de 30% para quem passar para essas tais “Milicias de PAZ” e segurança…vai tentar romper a hierarquia militar através disso.
Só que esse milicos vendidos NÃO RACIOCINAM e nem VEEM o que acontece na Venezuela….NÃO TEM COMIDA!
VÃO VIR TUDO PARA O BRASIL ENCHER NOSSO SACO!
Se instalam aqui…e depois ficam com demandas socialistas como no pais de origens deles…e FOD##M NOSSO JÁ F@DID# bRASIL.
REJAM FORÇAS ARMADAS CHILENAS ..REAJAM FORTE E CONTUNDENTE.
Sorry Chilenos, vcs se f*. CADA POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE
Parabéns Chile, colocaram um militante do psol na presidência, ladeira abaixo, tchau!!!
Forças de “paz” que estarão subordinadas ao poder executivo…O golpe está aí, besta é quem caiu…Instaurar um exército subordinado ao executivo, nada mais é do que instalar uma ditadura…Chile já era…
Os chilenos escolheram o comunismo, cada um assume as consequências próprias de suas ações. Mais uma nação miserável no mundo. NÃO COMPRE VINUO CHILENO.
Depois vão acusar os militares de golpe…
Aliás Oeste, os militares daquele país já se manifestaram?
Mais uma nação indo pro brejo, esse fdp está dando o primeiro passo pra implantar a ditadura nesse país, que logo logo vai virar a mesma bosta que se encontra Argentina, Venezuela, Cuba e outros tantos na América Latina. Sem pena dos chilenos, que se lasquem, essa é a verdade deles.
Logo o Chile!? Poxa, que pena! Assim começou a Venezuela. Primeiro mandando nas Forças Armadas. Acordem chilenos! Vocês estão sendo feitos de otários!
Esses chilenos vão ver a merda que fizeram! Já em 2022 eles vão ver o tamanho da cagada!
Começou a insanidade! Alguém desarmado para combater bandidos! Aí sim, será uma verdadeira festa na cantilena, uma bagunça que não durará um mês! Quem viver, verá. Sai dessa Brasil, o seu lugar é outro!
E eu que pensava que eles tentariam primeiro ganhar no Brasil para depois encabrestar os bananas verde oliva, mas, eles estão com pressa. Por mim, os militares já vão tarde, só servem para iludir os conservadores, que acham que os militares virão em seu socorro – balela! só pensam em soldo e passar de isentões.
Edson, é verdade que os militares no Bananão andam comendo e dormindo com bons salários. E claramente também é verdade que o poder se faz “manus militaris”;
porém também é verdade que existem conjunturas internacionais que podem ou não favorecer tais realidades, no final das contas se torna a sua vontade de defender o que acredita até o fim, seja como eleitor ou guerrilheiro.
Vagabundos comunistas, a única coisa que os detém são justamente as forças armadas, tu aí patife, vai embora do Brasil viver teu sonho comunista que logo verás a desgraça que é, argentinos, venezuelanos, cubanos e etc…já sabem o mau que essa desgraça faz.
Verdade patriota, só se preocupam com o próprio umbigo. Uma vergonha nossos militares; totalmente pusilânimes. Que falta não faz uma guerra de verdade, pra colocar essa gente nos trilhos novamente.
Falador de besteiras, toma sopa de cola e fica calado
Deus nos salve
Estamos a caminho
Primeiro passo para virar um país comunista ,porque dominando as forças armadas o povo não pode fazer nada .
Acho que seria bom para o Brasil ter algumas terras com vista para o oceano pacífico. Aí temos uma grande chance.
Para o Brasil, eu não sei. Mas para a Argentina, Bolívia e Perú, todos eles com demandas contra o Chile, será um prato feito. Mas é lógico que isso não irá acontecer.
As forças de paz contarão com milhares de pombas brancas, flores e cash money.
É o Chile dando o exemplo Bolivariano até que acabe o cash money.
Kkkkkk boa.
Estão querendo criar uma polícia política. Qualquer idiota consegue ver isso. Eles combinaram com os militares? Acho que o Alende era aprendiz frente ao Boric! O Chile está à beira do comunismo! Deus salve e proteja os nossos irmãos chilenos!
Vc reparou que o presidente é barbudinho tbm?
Eduardo, vc tem informação de como reagiram às FFAA chilenas?
Eu não sei como está a composição das forças armadas chilenas hoje em dia. Esse comunistinha deve estar de brincadeira, está soltando um balão de ensaio para ver como fica a reação dos milicos. Ou então ele sabe muito bem com quem está lidando, enfim.
Vamos acabar com as nossas forças armadas também, já que não prestam nem pra dar um cala boca nos Barrosos e Xandãos do STF, que cagam na constituição diariamente. Pra que forças armadas ? Pra servirem de ponte para parentes pegarem cargos às custas de nossos impostos??
Já estamos combinados!! Pra quê forças armadas ??????
O Brasil não é comunista hoje graças às nossas FFAA. E nunca será graças às nossas FFAA!
Verdade verdadeira❗❗❗
Comunismo, tem gente que não faz a mínima ideia do que é e o que faz, e para piorar acreditam que um muro lá de Berlim foi derrubado o comunismo foi junto HAHAHAHAHA.
A experiência utópica continua. Só a filosofia judaico-cristão e a razão aristotélica podem frear as estas maluquices. OLAVO TINHA RAZÃO.
Surpresa 0, não tenho pena dos chilenos, que destruam o seu país, quem sabe um dia apreendam a votar!! Esse sujeito não ficará muito no poder!!
Já pensaram se o Lula gostar e tentar convencer o general Heleno, e o Mourão? O chileno é louco. O cara pensa que o povo que se absteve gosta dele. A coisa no Chile não vai ficar bem.
O destino dos nossos gatos gordos de pijama verde-oliva não tardará, e será absolutamente igual. Entocaram-se caladinhos na caserna fingindo demência, com o que asseguraram a “neutralidade” positivista da “força armada”, enquanto os iluministros desmandam no país conforme lhes ditar o capricho e a vaidade, prendem por opinião enquanto soltam bandidos perigosos e ressuscitam defuntos políticos. Não duvidemos que nas mãos da esquerda que pretende voltar ao poder – sob patrocínio do STF, gize-se – está o mesmo projeto de poder totalitário já desbotado pela história, e que visa a tomar todos os espaços anteriormente não ocupados pela militância vermelha, dentre eles as patentes dos nossos “heróis” de farda. E a onça morreu afogada de tanto beber água. Selva!!!!
mas a esquerda não volta ao poder, meu caro Adonis.
A esquerda ainda está no poder. Via stf.
Bravos!!!!
Kkkkk….Selva !!!!
São meros administrativos…. Jamais perderão as boquinhas !! Possyem
Além de cutucarem a onça com vara curta, também mexem no ninho de marimbondos. Eita valentia! Por muito, muito menos, Salvador Allende foi assassinado.
NÃO SE ILUDAM!!
Haverá intervenção militar em 7 dias….
Melhor os brasileiros saírem de lá rapido.
Já estou vendo o Pinochet ditando as regras!
É isso que queremos para o Brasil? Se Lula for eleito este é somente um passo que dará. Os outros são, p.ex., a regulação da mídia que está ajudando a sua candidatura, a aproximação com a China, a volta dos sindicatos que nos rouba um dia de trabalho para nada oferecer senão greves e se locupletar. Além disso virá com sede de vingança e revanchismo contra “seus algozes”. E para o povo sobra o “ORA O POVO”.
já comecei minha campanha de reeleição. Nunca que Lula será eleito, em enquetes e pesquisas espontâneas, Bolsonaro ganha no primeiro turno.
Meu bem, tudo está armando ! Ou derrubam Bolsonaro até às eleições ou fraudam as urnas!
Bem, se todos os criminosos largarem as armas e também ficarem subordinados às leis, será uma experiência válida, se não… Coitado dos chilenos… Ou não, fizeram suas escolhas, arquem com elas.
As pessoas normais no Chile se abstiveram de votar e daí o resultado. Não podemos deixar isso acontecer no nosso Brasil sob risco de não mais ser o NOSSO Brasil
Que de exemplo para o Brasil, os chilenos do bem não foram votar e os esquerdalhas elegeram um bost@ comunista, drogado de 38 anos … aguentem agora … lamentável
Boa oportunidade para a Bolívia recuperar seu acesso ao mar.
Kkkkk rir para não chorar, vamos ver se isso fazem os generais brasileiros acordarem enquanto é tempo, se por um acaso o ladrão de nove dedos assumir a presidência (eu disse assumir e não ganhar), o próximo passo da esquerda brasileira é colocar uma coleira nas FFAAs de tal modo que nossa única esperança é o juízo final!
Espera-se que os nossos militares despertem do seu sono explêndido, pois, conforme já escreveram, a arapuca nas urnas está armada, basta ver as pesquisas fraudadas para justificá-la.
Agora, quem sabe se rolar um cascalho gordo os caras não embarcam, igual os milicos da Venezuela? E isso faz parte dos planos do maquiavélico Zé Dirceu.
Mais refugiados no Brasil.
A gente avisa mas tem muita gente que não ouve. Vamos ver se isso vai dar certo(claro que não).
Quer dizer que se tiver ameaça estrangeira serão convocados rapazes acima de 20 anos?
Só me digam o seguinte, quem vai pedir para a invasão esperar para que esses rapazes sejam treinados?
Nova Venezuela
Meu Deus, eu aqui achando que o Chile estava no caminho de deixar o sub-desenvolvimento no retrovisor. Eis que aparece um Sr. chamado Boric, ou seria Borat, e afirma aos quatro cantos seu amor incondicional ao caos, submissão a grande Venezuela, amor ao Paraíso Cubano e admiração profunda a administração Argentina. Credo é isso mesmo.
Esse drogado tem vida curta no Chile. Ótimo!!
Venezuelou. O sinal vermelho está aceso. Se Lularapio for eleito, o cenario aqui será o mesmo.
Rumo a Grande Patria Vermelha.
Parabéns Chilenos, a China vai enviar as FFAA Chineses p lhes protegerem…🥲
Vai dar muito “serto”, e como todo comunista sob o verniz de um discurso de paz e amor, colocará o exército sob seu comando igual a toda ditadura esquerdopata…..
O comunismo já dando as cartas ! Esperavam o que???
Infelizmente, mais uma ditadura comunista acaba de começar no Chile. Quem viver verá!
A onda vermelha.
Devemo ficar atentos para o chefão da sinagrogue aqui e seus devotos
Meu Deus……
Primeiro foram os bolivianos, depois os haitianos, cubanos, venezuelanos, e agora os argentinos. A próxima leva de imigrantes a desembarcar no Brasil serão os chilenos.
Fica muito claro a importância do voto de cada um dos irmãos brasileiros, pelo sim e pelo não, porque temos visto as cagadas resultantes das abstenções e anulações. Que legal o Chile agora, só terão as tropas do drogado, para descerem o porrete no povo burro.
Depois reclamam de golpe.
Tic tac Tic tac Tic tac Tic tac Tic tac Tic tac Tic tac Tic tac Tic tac Tic tac Tic tac Tic tac Tic tac Tic tac… Vai cair sem perceber…