China constrói Lua artificial para simular baixa gravidade

Instalação é sustentada por um campo magnético forte o suficiente para levantar objetos pequenos
-Publicidade-
A Lua é a nova obsessão chinesa
A Lua é a nova obsessão chinesa | Foto: Reprodução/Pixabay

A China anunciou na terça-feira 11 a construção de uma Lua artificial para conseguir simular ambientes de baixa gravidade na Terra. De acordo com o jornal Independent, a instalação está numa câmara de vácuo e conta com rochas e poeira. A Lua artificial é sustentada por um campo magnético forte o suficiente para levantar objetos pequenos, fazendo a gravidade “desaparecer”. A estrutura, localizada na cidade de Xuzhou, será lançada nos próximos meses.

Segundo o cientista que lidera a pesquisa, Li Ruilin, a instalação é a primeira do gênero a ser criada. “A estrutura pode levar a simulação lunar a um nível completamente novo”, observou. A Lua artificial tem apenas 60 centímetros, contra os 3.474 quilômetros de diâmetro da Lua verdadeira. Ainda assim, Ruilin garante que a iniciativa será fundamental nas futuras missões lunares da China.

A simulação tem como objetivo permitir que os cientistas chineses testem equipamentos em ambiente lunar e possam evitar futuros erros em missões espaciais. Faz sentido: a China pretende pousar astronautas na Lua até 2030. O projeto foi inspirado numa experiência conduzida em 1997 pelo físico Andre Geim. Na época, o cientista fez um sapo levitar usando um ímã.

-Publicidade-

Lua: a obsessão chinesa

Conforme noticiou Oeste, a sonda espacial chinesa Chang’E-5 encontrou água na superfície da Lua. O módulo lunar está presente no satélite natural da Terra desde o início de dezembro de 2021. Os resultados foram publicados na última sexta-feira, 7, na revista científica Science Advances.

Clique aqui para ler a matéria completa

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.