O governo Chinês criticou a presença de militares norte-americanos em Taiwan. A reclamação veio nesta quinta-feira 28, depois que a presidente da ilha, Tsai Ing-wen, confirmou o apoio do Estados Unidos em seu território. Nas palavras da mandatária, seu país tem “uma ampla cooperação com os Estados Unidos com o objetivo de aumentar” as “capacidades defensivas”.
“Nós nos opomos firmemente a qualquer forma de intercâmbios oficiais e contatos militares entre Estados Unidos e Taiwan”, declarou Wang Wenbin, porta-voz da diplomacia chinesa. “O princípio de uma única China é a base das relações sino-americanas”, acrescentou. Em tom de ameaça, ela disse que “os Estados Unidos não devem subestimar a forte determinação do povo chinês em defender sua soberania e integridade territorial”.
“Forte determinação do povo chinês” (?) – isso soa a piada. O povo chinês não tem voz alguma perante o partido comunista chinês. Quem não se lembra do massacre contra o povo na Praça Celestial em Pequim há 32 anos atrás? A voz dos representantes do PCCh é como uma gravação eternamente reproduzida. Gostaria que fôssemos uma grande potência para juntarmo-nos aos americanos para peitarmos a prepotência e a arrogância chinesa.
PURA RETORICA PARA OS ESQUERDOPATAS DE PLANTÃO….
Espero que os EUA de Biden não se intimidem. Bolsonaro deveria mandar nossas tropas pra ajudar.