O Partido Comunista da China (PCC) prometeu nesta quarta-feira, 26, reprimir conteúdo “ilegal” antes dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, além de um dos feriados anuais mais importantes do país, o Ano Novo Lunar chinês.
Trata-se de uma “campanha de purificação” na internet, em fevereiro, de modo a criar um “ambiente on-line saudável, feliz e pacífico”. As ações serão tomadas pela Administração do Ciberespaço da China, órgão regulador comunista.
Conforme o PCC, navegadores de buscas, pop-ups, veículos de comunicação e as primeiras páginas de sites terão de ser, cuidadosamente, gerenciadas para apresentar “informações positivas”, sem mencionar quais.
O plano desenhado pelo PCC acrescenta ainda que publicações obscenas, vulgares, sangrentas, violentas e outras informações ilegais ou ruins devem ser erradicadas, para criar uma “atmosfera on-line positiva”.
A ditadura ameaçou reprimir “boatos”, assim como impedir que celebridades “ilegais e imorais” voltem a aparecer. Entre os comportamentos imorais, o PCC listou “ostentação”, excesso de comida ou bebida e adivinhação.
Leia também: “O jogo do gigante”, reportagem publicada na Edição 58 da Revista Oeste
Essa é a mídia regulada que o Foro de São Paulo quer.
Esse deveria ser o país do SDKF…. Não um país democrático como o nosso.
Essa tecnica de empurrar a sujeira para debaixo do tapete é nossa! Já temos a patente disso há muitos anos.
Putz, o china aprendeu com a Corte Mais Suprema do Planeta.
Estamos exportando know-how. Brasil-sil-sil-sil!
A China está copiando o Brasil?
È, tipo o ministério da verdade que o George Orwell descreveu em 1984.