A China confinou nove milhões de habitantes da cidade Changchun, no nordeste do país, nesta sexta-feira, 11. Segundo o Partido Comunista, a medida foi adotada por causa do aumento dos casos de covid-19 no país.
De acordo com as regras, apenas uma pessoa por família pode sair, uma vez a cada dois dias. Além disso, todos os “serviços essenciais” foram encerrados, assim como o sistema de transporte público.
A medida ocorreu no dia em que as autoridades nacionais relataram quase 400 casos de covid-19 transmitidos localmente em todo o país, 98 deles na Província Jilin, que circunda Changchun.
Segundo as autoridades locais, a China enfrenta seu pior surto de coronavírus em dois anos. Enquanto outros países mudaram a postura para uma política de “viver com covid”, a China mantém uma estratégia de tolerância zero contra o vírus.
O “lockdown” de Changchun é o maior na China desde que o governo da metrópole Xi’an, no norte do país, isolou 13 milhões de habitantes no fim do ano passado.
O mundo se despede da pandemia
Ao menos 20 países já anunciaram a flexibilização de regras no combate à pandemia. Depois da chegada da Ômicron, a mais transmissível das variantes do coronavírus, a pandemia perdeu fôlego. Em 15 de fevereiro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou pela segunda vez neste ano queda no número de novos casos de covid-19 no mundo.
Leia também: “O jogo do gigante”, reportagem de Cristyan Costa publicada na Edição 58 da Revista Oeste
Eles devem estar aplicando a Coronavac… O feitiço virou contra o feiticeiro…
Quando a estupidez atinge um certo grau, não adianta se preocupar com essa gente. O melhor é ignorar essas pessoas. Uma pessoa/família pode sair a cada dois dias, como são milhões de famílias, teremos milhões/2 de pessoas circulando por dia. Aí o vírus vai ver essa estratégia brilhante e deixará de contaminar essas pessoas. Pois é.
Número de habitantes: 9 milhões
Quantidade de pessoas/ família: 5 (em média)
Número de pessoas circulando a cada 2 dias: 1,8 milhões
Número de pessoas circulando/dia: 900 mil (1/10 da população)
É uma solução “fantástica”. Ninguém adoecerá com isso daí.
Ainda bem que o povo chinês está acostumado com ditadura!