publicidade
Mundo

China nega negociação de mísseis com o Irã

Porta-voz chinês afirma que reportagem da Reuters é falsa e pede cessar-fogo no Oriente Médio

China
A porta-voz da China, Mao Ning, condenou as ações da aliança EUA-Israel | Foto: Wikipedia

A China afirmou que não está próxima de vender mísseis ao Irã. Em declaração a jornalistas nesta segunda-feira, 2, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Mao Ning, disse que a notícia da Reuters sobre o suposto acordo é “falsa”.

Segundo a agência internacional, os países estariam perto de concluir a negociação de mísseis antinavio CM-302. O armamento pode ser lançado por terra, ar e plataformas marítimas. Além disso, o míssil tem velocidade supersônica, alcance aproximado de 290 km e pode driblar defesas navais ao voar em baixa e alta altitude.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

De acordo com a Reuters, as tratativas ocorrem há cerca de dois anos. A reportagem afirma ter ouvido seis fontes com conhecimento do tema. Além dos mísseis, o Irã buscaria comprar da China sistemas terra-ar, armas antibalísticas e equipamentos antissatélite.

China defende cessar-fogo

A publicação da agência ocorreu em meio ao aumento da tensão no Oriente Médio. No sábado 28, Estados Unidos e Israel lançaram uma ofensiva militar contra o Irã. A ação matou autoridades iranianas de alto escalão, entre elas o líder supremo, o aiatolá Ali Khamenei.

O confronto se espalhou pela região depois de respostas iranianas contra bases norte-americanas. O país já disparou mísseis e drones contra 14 países.

A China, por outro lado, condenou as ações da aliança EUA–Israel e afirmou ser “inaceitável” matar um líder de outro país. Além disso, o governo chinês também defende o cessar-fogo imediato e a retomada das negociações entre EUA e Irã sobre o programa nuclear iraniano.

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade