Governo revisou repetidamente sua metodologia de contagem de casos
A Casa Branca recebeu ontem um documento que afirma: a China manipulou os dados acerca do coronavírus. O país teria ocultado a extensão do surto em seu território, subnotificando o total de casos e mortes em razão da covid-19, informa a agência Bloomberg.
Profissionais da saúde, pesquisadores e demais autoridades, portanto, foram induzidas ao erro e subestimaram o verdadeiro potencial da doença. Em razão disso, a suposta farsa chinesa teria empurrado o mundo inteiro para dentro da pandemia.
O governo chinês revisou repetidamente sua metodologia de contagem de casos durante semanas, excluindo totalmente as pessoas sem sintomas, e somente ontem decidiu adicionar a quantidade de casos assintomáticos ao total.
Vale lembrar que a China não é o único país com informações públicas suspeitas. Autoridades ocidentais já apontaram o Irã, a Rússia, a Indonésia e, principalmente, a Coréia do Norte, que não relataram um único caso da doença, como prováveis sub-contagens. Outros, incluindo Arábia Saudita e Egito, também podem estar diminuindo seus números.
Deborah Birx, imunologista do Departamento de Estado que assessora a Casa Branca, disse ontem que os relatórios com informações sobre o caso influenciaram suposições em outras partes do mundo sobre a natureza do vírus.
“A comunidade médica interpretou os dados chineses como: Isso era sério, mas menor do que se esperava”, afirmou Deborah numa entrevista coletiva. “Porque acho que provavelmente estávamos perdendo uma quantidade significativa dos dados, agora que vimos o que ocorreu na Itália e na Espanha”, concluiu.
6 dias ? O Brasil teve 2 meses e continua debatendo distanciamento social x atividade econômica. Na china mais de 1 Bilhão e 400 Milhoes e 5.000 mortos.
No Brasil 210 Milhoes de habitantes (quase 7 vezes menor que a China em população) e + 70k mortes.
E continuamos sem ministro da saude…
Eles fizeram isso para comprar o mundo falido. Esta bem claro. Basta pesquisar. Vão dominar a economia mundial, incluindo os EUA
Para a surpresa de ninguém!
A questão que se coloca é: quais serão as cobranças ao Partido Comunista Chinês quando isso acabar? Será exigido mais transparência e responsabilidade? Cobrar-se-á democracia? Ou passarão o maior pano argumentando que o governo chinês provocou uma pandemia “sem querer”?