-Publicidade-

China prende dono de jornal pró-democracia

Jimmy Lai foi enquadrado na polêmica lei de segurança nacional por "suspeitas de conluio com forças estrangeiras"
Jimmy Lai é empresário e dono de um grupo de mídia em Hong | Foto: REPRODUÇÃO/TWITTER
Jimmy Lai é empresário e dono de um grupo de mídia em Hong | Foto: REPRODUÇÃO/TWITTER | Jimmy Lai é empresário e dono de um grupo de mídia em Hong | Foto: REPRODUÇÃO/TWITTER

Jimmy Lai foi enquadrado na polêmica lei de segurança nacional por “suspeitas de conluio com forças estrangeiras”

china
Jimmy Lai é empresário e dono de um grupo de mídia em Hong Kong | Foto: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O magnata Jimmy Lai foi preso nesta segunda-feira, 10, e suas empresas em Hong Kong foram alvo de uma operação de busca e apreensão que ocorre com base na lei de segurança nacional. A medida foi aprovada em julho deste ano pelo Partido Comunista chinês e amplia os poderes do presidente Xi Jinping sobre o território semi-autônomo. Lai, de 71 anos, é proprietário de duas publicações: o jornal Apple Daily e a revista Next Magazine. Ambas são pró-democracia e críticas ao governo repressor de Pequim.

Leia também: China inaugura ‘agência de repressão’ em Hong Kong

Além disso, conforme a imprensa, a polícia local anunciou outras sete detenções por “suspeitas de conluio com forças estrangeiras”. Portanto, os suspeitos teriam ferido um dos dispositivos da nova legislação. Jornalistas do Apple Daily publicaram, no Twitter, imagens da operação. Há também no YouTube um vídeo, que mostra o chefe de redação do jornal, Law Wai-kwong, pedindo aos policiais o mandado de busca. Contudo, os agentes não mostraram. Lai é um dos poucos que se atreveu a peitar o regime comunista da China.

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

10 comentários

      1. Não é o Xi, é o Jiang Zemin.
        Esse cara quer pegar o Epoch Times faz duas décadas.

    1. O povo trabalhador de Honk Kong não merece esse verdadeiro assalto que os corruptos do PCC-chinês estão fazendo, assim como também não o merece o cidadão chinês sufocado. Lamentável demais!!

  1. Bem com a palavra a esquerda que dizem defender a democracia quero ouvir ok Pt Psol PCdo B PDT e REDE ok eles tem a dizer mais ate ja sei a resposta dele essas prisao sao em prol da democracia chinesse

      1. será que o Alexandre viajou p o oriente para aprender como sufocar jornalistas e dono de Jornal?

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.
R$ 19,90 por mês