A China anunciou nesta quinta-feira, 17, que o lançamento da espaçonave tripulada Shenzhou-12 foi um sucesso. A decolagem aconteceu em Jiuqian, no noroeste do país.
“A descolagem correu de acordo com o planejado, e os painéis solares foram devidamente implantados. A missão foi um sucesso completo”, comemorou o diretor do centro de lançamento de satélites de Jiuqian, Zhang Zhifen, em entrevista à emissora estatal CGTN.
Leia mais: “Robô de missão espacial chinesa começa exploração em Marte”
A nave, com os astronautas Nie Haisheng, Liu Boming e Tang Hongbo a bordo, decolou às 9h22 da manhã (22h22 de quarta-feira 16, pelo horário de Brasília) movida pelo foguete Longa Marcha-2F. A Shenzou-12 será acoplada nas próximas horas ao módulo central Tianhe, lançado no fim de abril para controlar a estação espacial Tiangong, que está sendo construída e deve ficar pronta no fim de 2022.
Leia mais: “‘Cidade do futuro’ projetada em Marte, Nüwa seria autossustentável e abrigaria 250 mil pessoas”
Os três astronautas permanecerão em órbita por três meses. Eles vão trabalhar para “verificar as principais tecnologias para construir e operar a estação Tiangong”, segundo as autoridades chinesas. O país pretende realizar 11 lançamentos, quatro dos quais tripulados, para transportar mais dois módulos para a estação espacial.
Leia também: “O jogo do gigante”, reportagem publicada na Edição 58 da Revista Oeste
Com informações da agência Efe
Se depender dos porta-vozes chineses, até o foguete explodindo é um sucesso.