publicidade
Mundo

China proíbe funcionários públicos de usar iPhone no trabalho, diz WSJ

Informação vem de fontes do jornal The Wall Street Journal

iphone 12 radiação anatel
França detectou que o celular no bolso emite radiação além do permitido | Foto: Divulgação

O jornal norte-americano The Wall Street Journal (WSJ) noticiou na quarta-feira 6 que a China proibiu os funcionários de agências do governo central de usar iPhones em serviço. A proibição se estende a celulares de outras marcas estrangeiras.

O governo chinês deseja reduzir a dependência do país da tecnologia de fora, em especial a dos Estados Unidos. Com a notícia da proibição, as ações da Apple caíram 3,6% já no mesmo dia.

Receba nossas atualizações

‘Made in China’ apenas

Gestores públicos estariam alertando seus subordinados a respeito da nova regra nas reuniões ou por meio de aplicativos de mensagens. A alternativa para esses servidores é fazer uso dos smartphones de fabricação nacional, com destaque para a gigante da tecnologia Huawei.

china proibe funcionarios iphone
Alternativa dos chineses estaria nos concorrentes nacionais, como a Huawei | Foto: farukgarib/Pixabay

De acordo com uma fonte da CNN que tem contato frequente com essas agências estatais chinesas, já existia um acordo tácito entre as autoridades para evitar o uso de iPhone, desde antes da pandemia. O governo central só estaria formalizando esse pacto não dito.

Da geopolítica à economia

Do TikTok à Huawei, tecnologias chinesas também são alvo de restrições nos Estados Unidos, principalmente sob a alegação de questões de segurança nacional. A proibição que o WSJ divulgou pode ser um revide da potência oriental ao país mais poderoso do ocidente.

Leia também: “Como é o prédio que a China construiu em apenas 28 horas”

Para a Apple, empresa fabricante do iPhone, a relevância da China se dá tanto pela produção de seus produtos quanto por seu mercado consumidor. O país asiático é responsável pela importante fatia de quase um quinto (ou 20%) de sua receita total.

Veja essa: “Homens derrubam trecho da Muralha da China e causam danos irreversíveis”

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.