Os fãs chineses do seriado Friends manifestaram seu descontentamento nas redes sociais depois de o Partido Comunista remover cenas com conteúdo LGBT de alguns episódios. Na última sexta-feira, 11, diversos serviços de streaming do país, incluindo Tencent, Baidu’s IQiyi, Alibaba’s Youku e Bilibili, exibiram versões modificadas da primeira temporada do programa.
Um exemplo de censura ocorreu em uma cena em que o personagem principal, Ross, explica que sua esposa era lésbica. Em outro trecho removido, o personagem Joey sugeria ir a um clube de striptease. Na versão chinesa, a mensagem foi traduzida como “sair para brincar”.
O catálogo completo de episódios de Friends estava disponível nas plataformas de streaming chinesas em sua forma original, mas foi removido em 2018. A versão modificada do programa foi enviada para várias plataformas, incluindo Bilibili e Tencent Holdings.
A série tem uma ampla base de fãs na China. Muitos estudantes chineses assistem a Friends por diversão, mas também para ajudar no aprendizado do idioma inglês. Pelo menos um café em Pequim tentou replicar o cenário do Central Perk, um dos principais cenários do programa.
No último fim de semana, a hashtag #FriendsEdited se tornou tendência na mídia social chinesa Weibo. Em razão do alto número de acessos, os censores impediram que o termo fosse pesquisado na internet.
Leia também: “A cruzada da China contra Hollywood”
Cade a esquerda porca,parasita ,genocida e corrupta ???
Mas, logo a China país tão adorado pelos esquerdeopatas tupiniquins. Então a China tão democrática aos olhos dos esquerdeopatas tupiniquins, a ditadura chinesa não é democrática e portanto aceita todo tipo de promiscuidades entre seres do mesmo sexos não? Só sendo esquerdeopatas tupiniquins para adora frescuras enquanto seus ditos parceiros ditsdores os caçam ferozmente. Não à toa essa turma procuram os EUA para frescar por lá, no imperialismo mas ir frescar na China, Cuba, Venezuela nem pensar….