Uma equipe de cientistas descobriu uma espécie “hipnotizante” de tarântula azul, na Tailândia. O estudo foi publicado na revista ZooKeys, em 18 de setembro.
Os especialistas encontraram a aranha durante uma expedição à província de Phang-Nga, no sul do país asiático, para pesquisar a diversidade e a distribuição dos animais na região.
“(Encontramos) uma nova espécie de tarântula que exibe uma tonalidade azul-violeta hipnotizante, que lembra faíscas azuis elétricas”, disse Narin Chomphuphuang, pesquisador do Departamento de Entomologia e Fitopatologia da Universidade Khon Kaen, em entrevista ao canal CNN.
Leia também: “Osso de elefante de batalha milenar é encontrado na Espanha”
Em 2022, alguns membros da mesma equipe também descobriram um novo tipo de tarântula, batizado Taksinus bambus.
Explicação da cor “azul elétrica” da tarântula
“O azul é uma das cores mais raras que aparecem na natureza, o que torna a coloração azul nos animais particularmente fascinante”, explica Chomphuphuang.
A “falta de azul” na natureza pode ser atribuída a dificuldades na absorção e reflexão de comprimentos de onda específicos de luz.
Os pesquisadores disseram que a coloração vem do arranjo de “nanoestruturas fotônicas biológicas, e não de pigmentos”.
Chomphuphuang explica que a coloração é resultado “da estrutura única de seu cabelo, que incorpora nanoestruturas que manipulam a luz para criar essa impressionante aparência azul”.
Leia também: “Novo ‘supercontinente’ pode se formar e tornar a Terra inabitável”
“Para parecer azul, um objeto precisa absorver quantidades muito pequenas de energia enquanto reflete luz azul de alta energia, algo desafiador”, disse o especialista.
No estudo, os cientistas revelam que a coloração única da tarântula vem de dois tipos de pelos, “azul metálico e violeta”.
De acordo com os pesquisadores, os pelos estão presentes em diferentes partes do corpo do animal, como nas pernas, nas quelíceras (apêndices em forma de pinça na frente do boca) e a carapaça (concha superior).
A coloração e outras características das aranhas variam de acordo com o sexo e a idade. Por exemplo, fêmeas e machos jovens têm mais cabelos de cor violeta do que azuis metálicos em partes do corpo.