Um jacaré ficou famoso depois de uma foto sua, que mostra a falta da mandíbula superior, viralizar nas redes sociais. Carinhosamente chamado de Lil Guy, ele foi morar em uma “crocolândia” ao ser resgatado.
O novo lar é da organização “Gatorland“, considerado um “paraíso” de répteis dessa espécie localizado em Orlando, no Estado norte-americano da Flórida. Segundo a caçadora que prestou o socorro, “jacarés e crocodilos são sobreviventes incríveis”.
A autora da foto que fez sucesso na internet é uma moradora da região onde o animal circulava. Ele estava em uma canoa no lago Wilson’s Landing. Para ajudar, a caçadora contatou uma organização sem fins lucrativos voltada a auxiliar animais selvagens.
A diretora da entidade, para ajudar o jacaré, publicou um post no Facebook da instituição, a Bear Warriors United, marcando a Comissão de Conservação de Peixes e Vida Selvagem da Flórida, órgão que seria responsável por socorrer esses bichos.
Leia mais: “Vídeo: jacaré cai ao tentar ‘escalar’ casa na Flórida”
O que ocasionou a lesão na mandíbula do jacaré
O réptil é uma fêmea com idade estimada entre 4 e 5 anos. Os especialistas não sabem determinar o que causou a lesão. “Nunca saberemos quem ou o que fez isso com o pobre jacaré”, escreveu Katrina Shadix, diretora da Bear Warriors United.
Existem algumas possibilidades para o ferimento: a primeira é de que outro jacaré decepou parte da “boca” do Lil Guy; a segunda é que ela foi atingida por uma hélice. Também há a chance de ter sido uma armadilha que causou a lesão.
“Caçadores antiéticos preparam armadilhas horríveis para os coiotes”, disse Katrina. “Isso não só causa imensa dor e sofrimento, mas acaba capturando outros animais.”
A organização decidiu acolher o , os principais pontos são o destino do animal “indefeso” e a capacidade que ele teria de se alimentar na natureza dada a ausência da mandíbula.