O cinegrafista Pierre Zakrzewski, do canal Fox News, foi morto na segunda-feira 14, enquanto trabalhava na Ucrânia. A informação foi confirmada pela emissora norte-americana nesta terça-feira, 15.
Zakrzewski, de 55 anos, estava viajando em um carro quando foi vítima de um bombardeio. O jornalista Benjamin Hall, de 39 anos, também estava no veículo e acabou atingido. Ele foi hospitalizado e continua em observação.
A CEO da rede de televisão, Suzanne Scott, descreveu Zakrzewski como um profissional que cobriu quase todas as histórias internacionais para a Fox News. O cinegrafista participou da cobertura de conflitos na Síria, no Iraque e no Afeganistão. “Sua paixão e talento como jornalista eram incomparáveis”, afirmou. “Ele era profundamente comprometido em contar as histórias. Sua bravura, profissionalismo e ética de trabalho eram reconhecidos entre os jornalistas de todos os meios de comunicação. Todos na indústria da mídia que fizeram uma cobertura no exterior conheciam e respeitavam Pierre.”
Zakrzewski ajudou afegãos que trabalhavam para a Fox News a escapar do país em 2021, quando os Estados Unidos anunciaram a retirada de suas tropas militares. “Ele desempenhou um papel fundamental na libertação de nossos associados freelancers afegãos e suas famílias”, disse Scott. “Em dezembro, em nossos concursos anuais de destaque para funcionários, Pierre recebeu o Prêmio Unsung Hero. Trata-se de um reconhecimento ao seu trabalho.”
Leia também: “Funcionária de TV russa protesta ao vivo contra invasão da Ucrânia”
Estas barbáries contra inocentes não pode continuar. Prisão perpétua em uma solitária para o Tirano russo mandante destes crimes.