O governo esquerdista da Colômbia propôs um “acordo” para que narcotraficantes sejam submetidos à Justiça. A ideia do presidente Gustavo Petro é a de reduzir as penas de traficantes que aceitem acabar com as máfias que comandam e outros benefícios, como ficar com parte de suas fortunas.
O projeto foi detalhado na quarta-feira 15 pelo ministro da Justiça, Néstor Osuna. O texto será encaminhado ao Congresso e vai passar pelo Conselho Superior de Política Criminal.
Conforme o governo, os líderes e integrantes de organizações criminosas de narcotraficantes poderão cumprir uma pena de seis a oito anos de prisão, independentemente dos crimes que cometeram. Para ter direito ao benefício, eles deverão aceitar os crimes, entregar as armas, revelar informações sobre as atividades criminosas e fazer uma reparação às vítimas.
Caso concordem, os criminosos ficarão detidos em pavilhões especiais no país. Ao deixar a prisão, o governo promete monitorá-los por até quatro anos.
O projeto também prevê que o traficante que optar pelo “acordo” poderá ficar com 6% dos bens que entregar à Justiça.
“Haverá redução de penas, mas não impunidade, ou anistias, ou algo assim”, explicou o ministro. “Os benefícios serão em troca do desmantelamento da quadrilha, não substituição dos chefes ou reduzindo um pouco a atividade deles”, disse Osuna ao apresentar a proposta.
O projeto tem o objetivo de atingir os chefes de grupos de narcotraficantes, como o Clã do Golfo, a maior organização criminosa de drogas do país.
Leia também: “O vermelho é a nova cor da América Latina” texto publicado na edição 144 da Revista Oeste
O lula é desse naipe,um cara que não pede permissão pra subir em morro onde o tráfico é quem manda só pode ser desse naipe
O lula é desse naipe
Alguma novidade? Surpresa? Creio que não!!!
O estado fica com 94% do fruto do crime. Agora sim o estado está realizando sua vocação.
Esse “presidente” é MUITÍSSIMO PIOR do que os narcotraficantes assassinos.
ISSO EH A IMAGEM QUE SEMPRE TIVEMOS NA AMERICA LATINA, PERDOAR QUASE SEMPRE, PUNIR QUASE NUNCA.
POR ISSO TEMOS EM NOSSOS CONGRESSOS E GOVERNOS, CORRUPTOS E/OU TRAFICANTES E/OU, ASSASSINOS E/OU CONDENADOS PELA JUSTIÇA, E/OU ………………………………….
Para a sorte dis colombianos,o mandato dele se encerrará em 07.08.2026
Logo chegaremos a isso também. Hoje o ‘acordo’ é velado, sai em forma de habeas corpus. A prioridade é prender e exterminar “golpistas antidemocráticos com mais de 60 anos”.
Kkk…