Governada pela primeira vez pela esquerda, a Colômbia registrou uma inflação anual de quase 15% em 2022, a maior desde 1999, informou na quinta-feira 5 o Departamento Administrativo Nacional de Estatística (Dane), equivalente ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística do Brasil.
A diretora do Dane, Piedade Urdinola, disse, em entrevista coletiva, que o país não registrava índice tão elevado de inflação havia 21 anos. Apenas em março de 1999 a Colômbia registrou taxa superior, de 13,9%, em 12 meses.
A meta do Banco da República da Colômbia era de 3%. Segundo o governo, a inflação foi impulsionada principalmente por fatores externos, como a alta de preços no mercado mundial, decorrente da guerra na Ucrânia e a escalada dos custos da energia, reflexos dos lockdowns, na pandemia, e um período de taxas de juros baixas, que estimulou o consumo.
A diretora do Dane destacou os estragos causados pelo aumento da cotação do dólar no país, onde a moeda local se desvalorizou em novembro a mínimas históricas.
Pela primeira vez governado pela esquerda — o ex-guerrilheiro Gustavo Petro assumiu em agosto do ano passado —, o país registra uma taxa de desemprego urbano de 9,9%, e quase 40% de seus 50 milhões de habitantes vivem na pobreza.
O ministro da Fazenda, José Antonio Ocampo, estabeleceu como meta para 2023 reduzir a inflação. Em uma publicação no Twitter, o ministério diz que “reduzir a inflação de alimentos na Colômbia será uma prioridade para o governo nacional em 2023”.
https://twitter.com/MinHacienda/status/1610713171186139156
Relacionadas
OUVIDO NO COCHICHO DO CARA DAS FARC COLOCADO NO GOVERNO COLOMBIANO DIZENDO NA ORELHA DO MOLUSCO MARÍTIMO BRASILEIRO : “VOCÊ SERÁ EU AMANHÔ.
…e esse bandido Gustavo Petro, parça do Lula, foi até a ONU para solicitar que o NARCO NEGÓCIO fosse legitimado como produto de exportação. Isso é Foro SP…a organização latino americana do narcotráfico, comandada aqui no Brasil pelo PT/PSOL/REDE e ministros do STF travestidos de juízes. Quem viver, saberá!…
Não sou entendido de economia como o PhD Ministro Haddad, mas acho que a taxa de inflação ainda irá se manter sem grandes altas por uns dois meses, devido à reação do mercado não ser imediata existe o que chamamos em engenharia de inércia. Mas quando começar o viés de alta, podem sair de baixo, cambada!
O caminho do nosso país com a quadrilha do Luladrão. Socialismo não deu e nunca dará certo em lugar algum.
Aqui as estatais já derretem diante de tantos estupros ao mercado e à liberdade nós somos a Colômbia amanhã e todos sabem muito bem disto pois um país que trafega sob a ignorância e ódio desgovernado por uma quadrilha tem destino certo o LIXO do qual já sentimos o fedor fétido e infecto.