O papa Francisco disse que se sente muito melhor de saúde depois de passar os últimos dias com inflamação pulmonar. A declaração foi feita nesta quarta-feira, 6, em sua sala de audiências, no Vaticano. Mesmo com a melhora, o cardeal sente dificuldade quando precisa falar.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
Francisco, que completa 87 anos neste mês, chegou à sala de reuniões caminhando com a ajuda de uma bengala. No encontro, ele pediu para um assessor ler o texto principal em seu nome. “Hoje pedi ajuda ao monsenhor Ciampanelli para ler, porque ainda é difícil para mim”, disse o cardeal.
No final da audiência, ele pediu para que os fiéis orassem pelos povos da Ucrânia, de Israel e Palestina.
Leia também: “Papa Francisco demite bispo conservador que o criticou”
“A guerra é sempre uma derrota, ninguém ganha, todo mundo perde”, disse o papa. “Apenas os fabricantes de armas ganham.”
Por causa da bronquiolite, papa Francisco cancelou sua viagem a Dubai
Na semana passada, ele cancelou sua ida à Conferência do Clima (COP28) das Nações Unidas, realizada em Dubai. O cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, informou à imprensa que os médicos que tratam da saúde de Francisco decidiram pelo cancelamento da viagem. Parolin disse que “o papa está apenas se recuperando e não quer se expor a riscos”.
Diversas internações
Francisco já se submeteu a diversas internações hospitalares neste ano. O católico está se tratando com antibióticos e afirmou que não sente nenhuma febre.
A expectativa é que os próximos dias sejam movimentados para ele. O papa deve sair do Vaticano no dia 8 de dezembro para ir à Igreja Santa Maria Maggiore e à Piazza di Spagna. O motivo das visitas é uma homenagem à Imaculada Conceição.
Leia também: “Papa Francisco entra na campanha eleitoral argentina, nega ser comunista e critica Javier Milei”
A midia em geral gosta de passar e repassar ao povo as condições de saúde do Papa, do Lula e de outros famosos que tem tratamento alto padrão e tapete vermelho quando chegam ao hospital. Hoje em um programa a tarde assisti a um caso que o paciente chega aos gritos em um pronto socorro em SP e demora mais de 30 minutos para que alguém se apiede e resolva ver o caso, como também pessoas com problemas graves de saúde, aguardando há meses e meses por uma cirurgia. Esses sim deveriam ser sempre lembrados pela midia para ver se pelo menos poderia se melhorar um pouco a situação deles. Emendas parlamentares, altissimos salários dos três poderes e do funcionalismo publico federal, gastos exorbitantes com as FFdesarmadas, desvio de dinheiro público etc seriam certamente um investimento admirável no SUS e melhora de vida para todos.
Não seria interessante que as orações também pedissem que a guerra entre Venezuela e Guiana, entre outras, nem comece?