Os Estados Unidos e seus aliados deverão se retirar definitivamente do Afeganistão em 11 de setembro, mas o grupo terrorista Talibã já está dominando a maior parte do país. O jornal britânico The Times mostrou exemplos da ação do grupo:
“Pilotando motos e picapes equipadas com alto-falantes, os insurgentes dirigem pelas ruas para anunciar o Emirado Islâmico e suas novas leis. Homens recebem ordens de ir para as mesquitas rezar enquanto as mulheres devem ficar em casa”.
“Primeira mulher entra na elite das forças especiais da Marinha norte-americana”
Um habitante da província de Jowzjan que se identificou como Sojod deu mais detalhes: “O Talibã proibiu as mulheres de sair de casa sem burca e sem a companhia de um homem. Eles baniram a música e instruíram os homens a não mais fazer a barba. Eles estão pedindo às famílias quem cedam suas filhas para que se casem com os comandantes”.
Sojod vai além: “Àqueles que dizem que o Talibã mudou, eu os convido para que venham a Jowzjan e outras partes do país onde eles estão restringindo as mulheres de trabalhar e sair. Forçam as pessoas a entregar suas filhas adolescentes para casamento, a velha política retornou. Estamos na idade das trevas de novo”.