publicidade
Mundo

Com permissão dos EUA, petroleiro russo chega a Cuba

Liberação de carregamento marca mudança recente de postura dos Estados Unidos em relação ao bloqueio marítimo

O petroleiro russo Anatoly Kolodkin chega a Cuba com permissão dos EUA
O petroleiro russo Anatoly Kolodkin | Foto: Reprodução/X/@PeterFerrary

O navio Anatoly Kolodkin, de bandeira russa e que transporta 100 mil toneladas de petróleo bruto, se aproximou da costa norte cubana depois de ter recebido sinal verde das autoridades dos EUA.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Receba nossas atualizações

A liberação de um carregamento de petróleo russo com destino a Cuba marca uma mudança recente na postura dos Estados Unidos em relação ao bloqueio marítimo imposto à ilha caribenha.

Pertencente ao governo da Rússia, a embarcação navegava a menos de 24 quilômetros das águas territoriais cubanas na tarde deste domingo, 29, segundo informações da empresa MarineTraffic divulgadas pelo jornal The New York Times. O destino final do petroleiro é o Porto de Matanzas, conforme o acompanhamento do trajeto.

Flexibilização temporária dos EUA sobre o bloqueio

Donald Trump discursa em vídeo | Foto: White House/Divulgação
Donald Trump discursa, em vídeo | Foto: White House/Divulgação

A flexibilização do bloqueio foi confirmada depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmar que não via “nenhum problema” em países exportarem petróleo bruto para Cuba. A Guarda Costeira dos EUA optou por não interceptar o navio, que carrega aproximadamente 730 mil barris de petróleo.

“Temos um navio-tanque lá fora. Não nos importamos que alguém pegue um barco cheio, porque eles precisam… Eles têm que sobreviver”, disse Trump. “Eu disse a eles que, se um país quiser enviar petróleo para Cuba agora, não tenho problema nenhum em que seja a Rússia ou não.”

Leia também: “A nova afronta de Lula aos EUA”, reportagem de Carlo Cauti publicada na Edição 314 da Revista Oeste

O embargo marítimo norte-americano, em vigor há mais de um mês, agravou a crise energética em Cuba e dificultou o abastecimento de combustível no país. Apesar do relaxamento pontual, Washington não divulgou detalhes sobre as condições nem termos específicos que permitiram a chegada do Anatoly Kolodkin, segundo a agência russa Interfax e o Ministério dos Transportes da Rússia.

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade