Um xerife de polícia do Estado da Flórida, nos Estados Unidos, chamou a atenção nacional ao incentivar os cidadãos de Santa Rosa a defenderem suas propriedades de invasores com o uso de armas de fogo. Um discurso do policial relatando a captura de um criminoso viralizou e esquentou o debate sobre defesa pessoal entre os norte-americanos.
O caso em questão aconteceu em abril. Em entrevista à imprensa local, o xerife Bob Johnson relatou a prisão de Brandon Harris, cidadão com diversas passagens pela polícia –— mais precisamente com histórico de 17 detenções. O policial então descreveu a busca pelo criminoso, depois de denúncias de moradores locais sobre invasões de casa. A caçada terminou depois que um dono de propriedade atirou no invasor, ajudando o trabalho de captura.
Em seu discurso, o xerife Johnson elogiou a ação do cidadão, mesmo sem saber quem era o atirador. O policial argumentou que os moradores locais têm direito de defender suas propriedades.
“Acho que ele pensa que fez algo errado, o que não fez”, disse Johnson, na entrevista.
“Se alguém está invadindo sua casa, você é mais do que bem-vindo em atirar nele no condado de Santa Rosa. Nós preferimos que você o faça, na verdade.”
Por fim, a autoridade ainda convidou o atirador civil a aprimorar seu conhecimento sobre armas em um curso no distrito policial de sua responsabilidade.
“Então, quem quer que tenha sido, você não está em apuros”, acrescentou Johnson. “Venha nos ver. Temos uma aula de segurança de armas que damos a cada dois sábados. E, se você fizer isso, você vai atirar muito melhor e, com sorte, economizará o dinheiro dos contribuintes.”
Veja o discurso do xerife Bob Johnson, com legendas em português:
Repercussão
A exposição do caso, somada ao discurso de defesa com armas, acabou atraindo apoiadores e críticos. Em pouco tempo o xerife Johnson passou a ser procurado pela imprensa de todo o país para falar sobre sua atitude. Em paralelo, associações de advogados se manifestaram contra o incentivo de uso de armas por civis.
A lei Stand Your Ground (algo como Defenda Seu Território, na tradução do inglês), da Flórida, permite que as pessoas usem força letal para evitar um crime, incluindo invasão de domicílio. Pela legislação, o intruso não precisa ter uma arma para ser confrontado.
Aí nos Estados Unidos com chegada do débil mental BIDEN ao poder ,se abrirem os olhos,vai virar o Brasil.
Aqui,bandido é no máximo suspeito,e policial é que é o bandido.
Correção: Flórida.
Pena que eu não moro na Florinda.
Tbm temos o nosso xerife careca, por aqui na bananolândia ele decide até o que é verdade e o que é fake news, não sei como viveríamos se não tivessemos o nosso xerife!
E o tiro só presta se for na cabeça, pra voar miolo de pilantra pra todo lado!!
Invejo os moradores da Flórida.
No Planeta Simpsons o xerife age de outra maneira.
A mentalidade de defesa do povo cidadãos de bem e não como aqui que prende o cidadão honesto e trabalhador para liberar os bandidos de todas espécie inclusive os políticos. Estes mesmos bandidos que fazem as leis que liberam tudo pra os errados e nada de bom para os do bem! As famílias trabalhadoras precisam se armar nas suas casas e comércio!
Se é aqui no Brasil os direitos dos manos cairiam de pau em cima desse Xerife.