O Conselho de Supervisão do Facebook, órgão independente responsável pela revisão de decisões tomadas pela plataforma (como suspensão ou banimento de usuários), anunciou nesta quarta-feira, 5, que o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump continua suspenso da rede social.
Por outro lado, segundo o grupo — formado por ex-juízes, advogados, jornalistas e ativistas de direitos humanos —, o Facebook errou ao não definir um prazo para nova avaliação da situação de Trump. O comitê recomendou à empresa que não aplique sanções “indefinidamente” e avaliou que as penalidades devem ser “claras, necessárias e proporcionais”.
Leia mais: “Banido pelas big techs, Trump lança rede social própria”
A partir da decisão de hoje, o Facebook deve se manifestar sobre o assunto em até seis meses. Os perfis do republicano estão suspensos desde o dia 7 de janeiro de 2021. “Acreditamos que os riscos de permitir que o [então] presidente continue usando os nossos serviços durante esse período são simplesmente muito grandes”, escreveu Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, na ocasião. As big techs censuraram o ex-presidente por ele supostamente incentivar a invasão do Capitólio, em janeiro, por apoiadores de Trump.
Como noticiamos, Trump lançou sua própria rede social: From the Desk of Donald Trump. Com o slogan “a beacon of liberty arises” (“um farol da liberdade ascende”), a plataforma reúne vídeos do republicano e declarações dele que vinham sendo enviadas a apoiadores via e-mail.
The Board has upheld Facebook’s decision on January 7 to suspend then-President Trump from Facebook and Instagram. Trump’s posts during the Capitol riot severely violated Facebook’s rules and encouraged and legitimized violence. https://t.co/veRvWpeyCi
— Oversight Board (@OversightBoard) May 5, 2021
“grupo — formado por ex-juízes, advogados, jornalistas e ativistas de direitos humanos” tudo regressistas com mente tapada por ideologias malignas.
‘ “Acreditamos que os riscos de permitir que o [então] presidente continue usando os nossos serviços durante esse período são simplesmente muito grandes”, escreveu Mark Zuckerberg,’ um risco pra quem cara pálida?!