Deputada constituinte do Chile, María Rivera propôs substituir os Três Poderes por uma “Assembleia Plurinacional de Trabalhadores e Povos”. De acordo com a proposta, o colegiado seria composto de 600 membros eleitos por meio de “assembleias de base” por diferentes segmentos da economia. “Povos indígenas”, contudo, poderiam escolher não participar da estrutura.
Para defender sua proposta, a constituinte do Chile usou como exemplo a antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. “Os conselhos operários e populares, instituições do poder soviético, eram constituídos por trabalhadores eleitos de baixo e de forma democrática, sem a influência do dinheiro”, disse María, durante sessão da Assembleia Constituinte, na quarta-feira 9.
A proposta de María foi derrotada por unanimidade.
Relacionadas
Constituinte do Chile
Em julho de 2021, o Chile instaurou uma Constituinte para redigir uma Carta Magna para o país. A “Convenção Constituinte”, composta de 155 cidadãos eleitos de forma paritária e com 17 assentos reservados aos “povos originários”, começou com polêmica, devido aos protestos sociais nas ruas durante sua instalação, à impossibilidade técnica de iniciar seu trabalho e à disparidade de critérios entre constituintes de diferentes matizes políticos e sociais.
Leia também: “América Vermelha”, reportagem de Silvio Navarro e Gabriel de Arruda Castro publicada na Edição 92 da Revista Oeste
O Chile está à deriva.
Os bolivianos, já estão equipando-se para irem à praia!
É isso que Lula e seus PTralhas querem para nós brasileiros.
Isso não vai terminar bem com tamanha abstenção (voto facultativo) e portanto nenhum vencedor pode se sentir autorizado a fazer o que quizer.
quiser
Logo mais vai dar merda no Chile, comunismo já era…sanguinários e incompetentes.
Meu deus… Isso que dá votar na esquerda… Esta palhaçada é somente o prenúncio do que estar por vir.
Creio que deixarei em definitivo de consumir algo vindo do Chile. Receio me tornar um comunista. Do jeito que as coisas andam por aí, pode ter até um microchip embutido em algum produto vindo de lá. Por enquanto isso é só uma galhofa, por enquanto…
como dizia o saudoso Nelson Rodrigues , os idiotas vão tomar conta do mundo; não pela capacidade, mas pela quantidade. Eles são muitos.
É a instauração do regime socialista comunista no país , nada mais do que isso.
Se não reagirmos de forma eficiente, também iremos pelo mesmo caminho. É uma questão de tempo!
Eu sou você amanhã .. ass) Zé Brasil … só o milagre nos idos de março prometido por São Bolzo nos salva de comer a merda cubana ou venezuelana que os chilenos logo degustarão com um bom tinto Concha y Toro.
Coitado do Chile, tão próximo da desgraça socialista e tão longe d Deus.
É um absurdo! O Chile foi-se, por hora esta proposta imbecil não passou, mas outros do mesmo estilo virão…
Os comunistas são mesmo sem noção. Querem adotar exatamente aquilo que a História já provou que não dá certo. Tanto é que a União Soviética faliu. Coitado do Chile.