Coreia do Norte explode escritório de relações com a Coreia do Sul

Prédio era símbolo da retomada do diálogo entre os dois países
-Publicidade-
Foto: Kremlin
Foto: Kremlin

Prédio era símbolo da retomada do diálogo entre os dois países

Foto: Kremlin
-Publicidade-

A Coreia do Norte explodiu nesta terça-feira, 16, o edifício onde funcionava o escritório de ligação com a Coreia do Sul na cidade fronteiriça de Kaesong.

A ação concretiza uma ameaça feita há dias pela ditadura de Kim Jong-un e é mais um capítulo no estremecimento das relações entre Pyongyang e Seul.

O escritório inaugurado em 2018, símbolo da retomada do diálogo entre as duas Coreias, era usado para que representantes dos dois países trabalhassem em conjunto, sendo o primeiro canal para contato pessoal entre eles.

O prédio estava fechado desde janeiro, como parte das medidas adotadas pela Coreia do Norte para deter a pandemia do novo coronavírus.

O governo sul-coreano informou que, até o fechamento, tinha 58 funcionários trabalhando no local.

Os países vivem em tensões desde a Guerra da Coreia (1950-1953), que terminou com um cessar-fogo, sem acordo de paz definitivo.

No fim da semana passada, Kim Yo-jong, irmã e conselheira do ditador Kim Jong-un, já havia feito ameaças contra o local, afirmando que “o inútil escritório de ligação” seria “completamente destruído”.

Desde o início do ano, a relação entre os dois países vem piorando e, neste mês, o Norte intensificou sua retórica contra o escritório.

No dia 9 de junho, Pyongyang cortou todas as linhas de comunicação com o Seul.

As negociações entre as duas Coreias abriram caminho para as três reuniões de cúpula entre Kim Jong-un e Donald Trump, ocorridas em 2018 e 2019.

Essas negociações, no entanto, estão paralisadas por divergências em relação ao relaxamento das sanções econômicas contra o programa nuclear norte-coreano.

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site